Confira dicas para você e seu veículo realizarem uma viagem segura

Confira dicas para você e seu veículo realizarem uma viagem segura

Embora o fluxo de veículos tenha aumentado nas rodovias de todo país, é comum que as pessoas passem o Natal em suas cidades, com familiares e na sequência, sigam para as viagens de Réveillon.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, “entre as principais ações previstas na prevenção de acidentes durante a operação, destacam-se o enfrentamento à embriaguez ao volante, controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A PRF e a Concessionária Arteris Fernão Dias destacam os seguintes ítens, para uma viagem segura:

  1.  PNEUS – Verificação da pressão de todos os pneus e atenção à demanda de peso que o carro terá que carregar (bagagens e passageiros). Se estiver em mau estado, o pneu pode causar perda de aderência ao solo, provocando derrapagem ou aquaplanagem.
  2. ESTEPE – Conferência do estepe. Caso haja alguma avaria, substitua-o para uso, caso necessário.
  3. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO – Ao rodar com o carro verifique se a direção parece estar “puxando” para um dos lados. Isso é sinal de que algum buraco ou desgaste prejudicaram a suspensão. O alinhamento é rápido, permite um rodar mais seguro e é responsável pelo aumento da vida útil dos pneus.
  4. EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS – Todo veículo deve ter pneu estepe, triângulo, chave de roda e macaco dentro do porta-malas. Verifique se o carro tem esses 4 itens.
  5. SISTEMA DE ILUMINAÇÃO – Os faróis e lanternas do carro são extremamente importantes. Mesmo que o carro não seja utilizado à noite, condições climáticas como neblina e chuva podem exigir iluminação, tanto para garantir que o condutor tenha boa visibilidade, quanto para assegurar que o veículo seja percebido por outros motoristas e pedestres. Desse modo, verifique se todos fachos do farol (baixo e alto) estão funcionando corretamente, assim como as luzes de freio, de ré, de posição e as setas.
  6. ÁGUA DO RADIADOR – Deixar a água do radiador no nível certo e o fluído do sistema de arrefecimento em dia porque é este fluido que ajuda a manter a temperatura do motor, evitando o aquecimento.
  7. AMORTECIMENTO – Revisão dos sistemas de amortecimento e freios a cada 10 mil km, e, mesmo estando com as revisões em dia, conferir o fluido do freio para que o sistema não falhe quando necessário.
  8. FILTRO E ÓLEO DO MOTOR – Verificação do prazo de validade do filtro e óleo do motor. Isso pode comprometer o rendimento do motor e aumentar significativamente o consumo de combustível.
  9. LIMPADORES DE PARA-BRISA – Verificação de limpadores de para-brisa. Especialmente se as borrachas não estão ressecadas e se as palhetas não estão tortas. Conferir se as borrachas estão limpando corretamente o vidro, sem deixar frisos ou falhas na área de varredura.
  10. BATERIA – Conferência do funcionamento da bateria. A indicação é simples, se há demora para o carro ligar, pode ser sinal de desgaste na bateria, que deve ser trocada.
  11.  MANGUEIRA E CORREIAS – Essa inspeção é simples e pode ser feita com o auxílio da luz do celular ou uma lanterna. Abra o compartimento do motor e verifique se há sinal de desgaste nas mangueiras ou nas correias do carro. Com o motor desligado, repare se nas correias há sinal de desgaste nas pontas e se os dentes (parte interna) estão em bom estado. Se houver qualquer barulho incomum vindo do motor pode ser sinal de desgaste das correias.
  12. DOCUMENTAÇÃO – O veículo precisa estar com o licenciamento e IPVA com os recolhimentos devidos.
  13. PLANEJAMENTO DO TRAJETO – Se você não está acostumado a fazer determinado percurso, então, estude-o com atenção. Verifique as condições da estrada, tempo de viagem e previsão do tempo. Conheça as áreas de escape da região, faça anotações dos lugares que poderá parar para se alimentar, dormir e abastecer. Deixe separado os valores que espera gastar por dia.
  14. SAÚDE DO MOTORISTA – Tenha certeza de que está bem para dirigir e, caso precise, tenha outro condutor apto para lhe substituir. Antes de pegar a estrada, cuide da alimentação, considerando alimentos leves e de costume. Mantenha-se sempre hidratado.
  15. BAGAGEM – Todo motorista deve evitar o excesso de peso. Lembre-se de ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo. Pastilhas de freio são muito afetadas por excesso de peso, ainda mais em regiões de serra, o que pode ocasionar em problemas mecânicos e até acidentes.
  16. DIREÇÃO SEGURA – Respeite os limites de velocidade e a distância entre os carros para evitar acidentes. As leis de trânsito são fundamentais para uma direção segura e um trânsito mais humano. Lembre-se de que a distância maior entre o veículo da frente, permite você frear sem correr o risco de colisão. Dirija com atenção.
  17. DESCANSO – Não dirija se estiver cansado ou em períodos em que não se sentir confortável. Por isso, não passe longas horas ao volante: faça pausas para alongar os braços e as pernas, evite consumir muito café ou medicamentos para manter-se acordado. Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.


📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *