CONFIRMADO: 2 casos da variante Ômicron em São Paulo

CONFIRMADO: 2 casos da variante Ômicron em São Paulo

O Instituto Adolfo Lutz confirmou no final da tarde desta terça-feira (30) dois resultados positivos no estado de São Paulo para a variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus.

Antes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia tornado público, também na tarde desta terça-feira, que em uma análise preliminar realizada pelo laboratório Albert Einstein, no Aeroporto de Guarulhos, dois brasileiros vindos da África do Sul apresentaram resultado positivo para a variante.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Um passageiro de 41 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no último dia 23, portava resultado de exame RT-PCR negativo. Mas ao tentar voltar ao país da África, no dia 25, testou positivo, bem como sua esposa de 37 anos.

Por isto, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo foi comunicado e o caso passou a ser monitorado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Agência Brasil, a entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria Interministerial que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

A responsabilidade no monitoramento nos aeroportos é da Anvisa. Até o momento o Governo Federal não exige comprovante de vacinação contra COVID-19 para entrada no Brasil.

O casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar e estão sob monitoramento das Vigilâncias Estadual e Municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *