Conselho de Saúde cobra leitos dos Governos Federal e Estadual
O Conselho Municipal de Saúde de Bragança Paulista enviou nesta terça-feira, 9, ofícios ao governador do Estado de São Paulo, João Doria; ao presidente do Conselho Estadual de Saúde e secretário estadual de Saéde, Jean Gorinchteyn; ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto e ao ministro da Saúde do Governo Jair Bolsonaro, general Eduardo Pazuello.
No documento que o Em Pauta teve acesso, os conselheiros apelam pela liberação de mais leitos de enfermaria e de UTI para atendimento de pacientes com COVID-19, tendo em vista que Bragança é sede de região e atende outros 11 municípios.
Segundo o Conselho de Saúde, tanto os leitos de enfermaria quanto de UTI estão com 100% de lotação há mais de duas semanas e leitos que seriam para outras patologias, também estão sendo utilizados na pandemia. O Conselho afirma que tal prática não é recomendada, pois pode infectar outros pacientes no ambiente hospitalar.
“A necessidade de abertura de mais leitos COVID na Região Bragantina é flagrante e urgente”, diz trecho do ofício, que classifica como “altíssimos” os níveis de internação e contaminação no município.
GOVERNO FEDERAL CORTOU LEITOS
Em dezembro de 2020, o Em Pauta publicou com exclusividade que o Governo Federal havia cortado 27 leitos de UTI utilizadas no tratamento da COVID-19, em toda Região Bragantina. 20 deles, estavam localizados em Bragança.
Não houve prorrogação dos contratos por parte do Ministério da Saúde e nunca mais estes leitos foram reabertos pelo Governo Federal. Na época, a assessoria de imprensa do Ministério foi contatada, mas nunca respondeu os questionamentos.
LEITOS ESTADUAIS
Bragança Paulista deve ter sua capacidade de UTI e enfermaria expandida nos próximos dias, via Governo do Estado. O número exato de leitos ainda não foi divulgado oficialmente pela Prefeitura.
Espera-se, que saia dos atuais 36 leitos de UTI e amplie para 49 vagas.
INFORME-SE
A arma contra a desinformação é o jornalismo profissional. Informe-se pelo Em Pauta.
Quer receber notícias pelo celular? Acesse: https://chat.whatsapp.com/GaSeUVRjMmF0Pt8dnho8Sg