Conservação das ciclovias gera preocupação em ciclistas

Conservação das ciclovias gera preocupação em ciclistas

Inaugurada em maio de 2022, o trecho da ciclovia existente na Avenida dos Imigrantes entre a Praça da Poesia e o bairro da Lavapés, já carece de manutenção.

Ciclistas entraram em contato com a redação do Em Pauta, informando que acidentes foram registrados nas últimas semanas por dois fatores: mato alto e fios caídos.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Com relação ao mato alto, a manutenção da ciclovia é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços. Já sobre a fiação, existe Lei Municipal (N° 4.540, de 2016) que trata sobre regularização e a retirada dos fios inutilizados em vias públicas da cidade de Bragança Paulista.

Cabe à Prefeitura notificar a empresa distribuidora de energia, que tem 10 dias para subnotificar a empresa que utiliza os postes como suporte de seus cabeamentos. Já esta, após devidamente notificada, têm o prazo de 150 dias para regularizar a situação de seus cabos e/ou equipamentos existentes.

O não cumprimento da Lei nos prazos acarretará em multa de 500 UVAMs (Unidade de Valor Municipal) à empresa de energia ou demais empresas ocupantes que utilizam os postes, como empresas de internet por exemplo. O valor corresponde a aproximadamente R$ 2.130,00.

HISTÓRICO

O projeto cicloviário do município tem início na Rua Antônio Sabella, no Jardim da Fraternidade, junto à Rodovia Capitão Bardoíno, e segue junto ao canteiro central da Avenida dos Imigrantes até a Rua Aquiles Bianchi. A partir dali, a ciclovia/ciclofaixa segue pela Avenida Juscelino Kubitschek até a confluência com a Travessa Tamoio, onde retorna ao canteiro central da Avenida dos Imigrantes já na forma de ciclovia, segue por esta via até o Lago do Taboão.

Foram implantados gradis de proteção nos dois lados da ciclovia, no trecho entre a Câmara Municipal e a Av. Alberto Diniz. O trecho da ciclovia que fica em frente à Câmara Municipal, na Avenida dos Imigrantes, recebeu lâmpadas de LED carregadas por energia solar.

Já o Lago do Taboão recebeu uma ciclovia com 2,5 quilômetros de extensão, voltada para o lazer da população.

PREFEITURA SE MANIFESTA

Por volta das 19h desta terça-feira (28), a Prefeitura de Bragança Paulista informou ao Em Pauta que “o local citado já recebeu os devidos reparos, com o corte de mato e remoção dos fios caídos sobre a via”.

Não foi esclarecido se alguma empresa de energia e/ou internet chegou a ser notificada ou multada.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *