Consultório é interditado e ótica autuada em Atibaia

Consultório é interditado e ótica autuada em Atibaia

A Vigilância Sanitária de Atibaia interditou um consultório médico clandestino que realizava consultas oftalmológicas de forma ilegal no centro da cidade. O estabelecimento, segundo a Prefeitura de Atibaia não possuía licença de funcionamento e também não possuía responsável técnico habilitado para exames oftalmológicos. O nome dos estabelecimentos não foram divulgados.

De acordo com o divulgado pela Secretaria de Saúde, no local não havia médico oftalmologista e os exames eram realizados por um optometrista, profissional que não é habilitado legalmente para prescrever óculos.



O consultório era utilizado para a realização de consultas ofertadas como gratuitas para clientes de uma ótica. Essa prática, no entanto, é proibida por lei em virtude do evidente conflito de interesses.

Segundo a Vigilância Sanitária, após passar pelas consultas o paciente era encaminhado de volta à ótica, onde os funcionários eram orientados a não devolverem a receita.

Com isso, o consumidor era induzido a comprar os óculos no próprio estabelecimento. Diante disso, além da interdição da clínica, a ótica que ofertava as consultas gratuitas também recebeu autuações.

A Vigilância Sanitária de Atibaia alerta que a maioria desses locais não realiza uma consulta completa, pois não possui médico oftalmologista, oferecendo apenas o exame de refração (para estabelecer o grau dos óculos). No entanto, a necessidade de aumento do grau dos óculos pode estar associada a outros problemas de saúde que apenas o médico oftalmologista pode identificar, por meio de exames clínicos específicos.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelos telefones: (11) 4412-0671, 4411-2656 e 4412-7865 (ramais 229 e 209) e e-mail [email protected]. Denúncias podem ser registradas por meio da plataforma digital Atibaia Sem Papel.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *