Contas de energia permanece com bandeira vermelha em julho

Contas de energia permanece com bandeira vermelha em julho

A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1 — a mesma sinalização registrada em junho, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com isso, as distribuidoras continuam aplicando um adicional de R$ 4,46 nas contas de luz a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Agência Brasil, o cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia pelas hidrelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionar fontes mais onerosas, como as usinas termelétricas”, explicou a Aneel, em nota.

AS BANDEIRAS

O governo criou as bandeiras tarifárias em 2015 para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, elas indicam quanto custa gerar a energia consumida em residências, comércios e indústrias. Além disso, o sistema considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o uso de usinas mais caras, como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia terá custo extra de acordo com as condições de geração. A bandeira vermelha representa o custo mais alto, enquanto a verde não inclui cobrança adicional.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *