Corpo de Bombeiros esclarece sobre vistoria no Posto de Monta

Corpo de Bombeiros esclarece sobre vistoria no Posto de Monta

Após um acidente deixar duas pessoas feridas no brinquedo “Centopéia” do parquinho de diversões da 55ª Expoagro e 28ª Festa do Peão, no Posto de Monta, muitos foram os questionamentos sobre a segurança no Parque de Exposições, sobretudo no parquinho.

A reportagem do Em Pauta conversou com o comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista, Tenente Tonon, que explicou a responsabilidade do órgão nesta questão.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“No caso da Expoagro e Festa do Peão, são necessários dois alvarás distintos. Um somente do rodeio (estrutura) e outro específico do parquinho. Cabe ao Corpo de Bombeiros verificar todas as medidas de segurança contra incêndio, como saída de emergência, extintores, rotas de fuga”, explicou.

“Com relação ao parquinho, é preciso apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, documento emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA, por um engenheiro, informando as condições mecânicas e elétricas do parquinho”, complementou.

ART FOI APRESENTADA

De acordo com Tonon, este documento obrigatório foi apresentado por um engenheiro indicado pela organização da festa.

“Por meio deste documento, a gente aprova o parquinho e o rodeio. Isso foi apresentado. Não cabe legalmente ao Corpo de Bombeiros verificar a parte mecânica e elétrica. Essa ART é emitida por engenheiro qualificado. Consideramos que o local está adequado ao uso”, informou ao Em Pauta.

Sobre os procedimentos após acidente e após socorro das vítimas, o Corpo de Bombeiros informou que realizou a interdição do local e solicitou a presença da Defesa Civil, órgão que possui engenheiro qualificado para avaliar a interdição do brinquedo.

AS VÍTIMAS

Conforme noticiado ontem (12) pelo Em Pauta, os dois adultos de 44 e 50 anos com necessidades especiais, do Projeto Casulo, que ficaram feridos, já tiveram alta hospitalar.

A vítima de 44 anos teve um trauma na boca e perdeu alguns dentes. Já o ferido de 50 anos, teve uma fratura na escápula e deverá ser reavaliado por um ortopedista.

Fernanda Panizza, responsável pelo Projeto Casulo relatou ao Em Pauta que cerca de 26 assistidos estavam no parquinho, quando o brinquedo conhecido como “Centopéia” teve o seu eixo quebrado, com isto o brinquedo foi ao chão e as vítimas caíram e se machucaram. Na quinta-feira (14), o brinquedo continuava interditado, mas o parquinho funcionava normalmente.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *