Corretor e seu pai, bombeiro e pastor morrem com COVID-19 em Bragança

Corretor e seu pai, bombeiro e pastor morrem com COVID-19 em Bragança

O número de casos de COVID-19 e as mortes não param de subir em todo o país e desta vez, em uma velocidade muito maior do que há um ano, quando a pandemia teve início. Em Bragança Paulista o número de mortes tem aumentado nos últimos dias e apesar do boletim da Secretaria de Saúde trazer hoje a confirmação de mais duas mortes, a reportagem do Em Pauta já contabilizou mais três mortes que devem ser registradas oficialmente nos próximos dias.

Novas mortes

A vítima de nº 150 da COVID-19 em Bragança Paulista, é um idoso de 69 anos que faleceu no dia 24 de janeiro em Campinas. Esta é a terceira vez, que a Prefeitura oficializa um óbito muitos dias depois dele ter ocorrido. Com mais esta morte, janeiro tem, portanto, 25 óbitos de COVID-19.

A vítima de nº 151 é o corretor de imóveis Benedito Donizete Ramalho, de 55 anos que faleceu na noite de terça-feira, 23. Seu sepultamento aconteceu às 10h30 de ontem, 24, no Cemitério da Saudade.

Um dia depois do falecimento do corretor quem faleceu foi o pai dele Benedito Aparecido Ramalho, de 87 anos. Familiares e amigos, disseram que os dois eram muito ligados um com o outro. E é justamente casos familiares como estes que tem preocupado os infectologistas que a todo momento, relembram a importância do distanciamento social.

Seu Benedito é, portanto, a vítima de nº 152 da COVID-19, mas sua morte, oficialmente não foi contabilizada pela Prefeitura. Ele foi sepultado na manhã de hoje, 25.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Também faleceu ontem em decorrência da COVID-19 o bombeiro Daniel Padilha, aos 57 anos de idade. O sepultamento da vítima de nº 153 da COVID-19 em Bragança Paulista ocorreu durante a tarde de ontem no Cemitério da Saudade. Companheiros de farda e familiares postaram homenagens nas redes sociais.

Já a vítima de nº 154 é o pastor da Igreja Ministério Apostólico Viva em Cristo, Valdivino Vieira. Ele estava internado há dias na UTI e não resistiu às complicações da COVID-19 e faleceu aos 61 anos. Deixa esposa e filhos.

O óbito do senhor Benedito, do bombeiro Daniel Padilha e do pastor Valdivino oficialmente ainda não foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde.

Balanço das Mortes

Apesar do Em Pauta já contabilizar 154 mortes, o boletim oficial contabiliza 151 vítimas fatais da COVID-19 desde o início da pandemia.

Dos 151 pacientes que vieram a óbito 76 eram homens, bem como 75 eram mulheres. Além disso, 27 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 124 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Das 151 mortes desde o início da pandemia, 103 foram registradas entre março e dezembro de 2020 e 48 em 2021.

Quando levamos em conta 154 óbitos, 79 eram homens, bem como 75 eram mulheres. Além disso, 27 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 127 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Das 154 mortes desde o início da pandemia, 103 foram registradas entre março e dezembro de 2020 e 51 em 2021.

As internações

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 55 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. No dia anterior também eram 55. Ao todo, 41 pacientes já têm confirmação de coronavírus. No dia anterior eram 37. Além disso, 14 pacientes aguardam internados os resultados dos exames. No dia anterior eram 18.

Vale lembrar, que ambas as taxas de 100% de ocupação de leitos de UTI e enfermaria se referem a leitos regionais SUS, ou seja, leitos que atendem Bragança Paulista e mais 10 cidades da região. Ao todo o SUS disponibiliza 31 leitos de UTI, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança e 5 na Santa Casa de Socorro. Já quando o assunto são enfermarias são 30 no total, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista.

Desde domingo, o Em Pauta vem reiterando questionamentos a Prefeitura se pacientes do município foram levados para outras cidades, quantos estão internados fora, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. Os dados também não são disponibilizados no boletim. Ontem durante pronunciamento na Câmara Municipal, a secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, disse que não há como contratar leitos em Bragança e que pacientes estão sendo levados para Campinas, São Paulo e Guarulhos, tanto de SUS como de convênios/particulares. A ocupação de leitos de convênios e particulares, também tem sido omitida pelas Secretarias de Comunicação e Saúde da Prefeitura.

Outros números

Desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 19.428 notificações ao Ministério da Saúde, bem como realizou 40.266 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde registrou mais 100 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, 9.533 casos foram confirmados até agora sendo que destes 7.735 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.606 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 41 estão internados e oficialmente 151 morreram.

O município aguarda o resultado de 457 exames, sendo que destes, 443 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 14 estão internados.

O boletim de hoje também indica o descarte de 42 casos da doença.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Já para conferir a lista de pessoas vacinadas no município acesse: https://bragancaempauta.com.br/confira-aqui-lista-atualizada-de-vacinados-em-braganca-contra-covid-19/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *