COVID-19: vacinação de profissionais de saúde tem início em Bragança Paulista

COVID-19: vacinação de profissionais de saúde tem início em Bragança Paulista

Foto: Prefeitura de Bragança Paulista

A Secretaria de Saúde iniciou hoje, 21, em Bragança Paulista, a vacinação da COVID-19, com doses da CORONAVAC, desenvolvidas em parceria pela China e Instituto Butantan.

Uma solenidade foi realizada no Centro de Saúde do Lavapés com a presença de autoridades locais a fim de iniciar o processo de vacinação.

OS PRIMEIRO VACINADOS

O enfermeiro Tiago de Jesus Teleken, de 40 anos, foi o primeiro a ser vacinado. Ele trabalha no Bom Jesus, unidade de referência no município no atendimento da COVID-19.

Além dele foram vacinadas também a médica Cláudia Ferreira da Silva, de 53 anos, que também atua no Bom Jesus e a técnico de enfermagem Marli Aparecida de Oliveira, Sales, de 49 anos, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O inicio da transmissão foi realizado ao vivo pelo Facebook do Em Pauta se você não assistiu pode acompanhar agora clicando no link: https://www.facebook.com/bragancaempauta/videos/147640257041496

AS VACINAS

As vacinas, inicialmente previstas para chegar em Bragança Paulista, ontem as 17h30, atrasaram e chegaram por volta de 2h10 da madrugada desta quinta-feira, 21.

A Prefeitura de Bragança Paulista, a princípio informou na segunda-feira que receberia 6.900 doses, porém na terça corrigiu a informação dizendo que receberia esta semana apenas 2.360.

O número, vale destacar, que não é suficiente para vacinar todos os profissionais de saúde da cidade, que segundo os dados da própria Prefeitura, são em torno de 6.500.

QUEM SERÁ VACINADO?

Diante disso, nesta primeira fase da vacinação, serão imunizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente, como os que trabalham nas UTIs COVID, nas enfermarias do hospital de campanha e também aqueles que trabalham nos hospitais (Santa Casa, HUSF e Bragantino), na UPA localizada na Vila Davi e no Pronto-Atendimento Bom Jesus.

Outros profissionais da saúde, como os que trabalham nas UBS, por exemplo, ficarão para um próximo lote.

Ainda não há previsão de chegada de novas doses.

IDOSOS DE ASILOS

Neste primeiro momento, quem também será imunizado serão os idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILP). Estimativa da Prefeitura indica que são 370 senhores e senhoras nestas condições na cidade e a imunização deles ocorrerão a partir de hoje a tarde nas próprias instituições.

Bragança Paulista tem dois asilos, um abrigo de freiras, um de padres franciscanos e ao menos uma casa de repouso particular.

Outros idosos, independentemente da idade, ainda não poderão ser vacinados já que não há doses suficientes de vacinas.

ANTIGO CRONOGRAMA

O antigo cronograma de vacinação, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo não tem mais validade, já que a vacina será oferecida pelo Ministério da Saúde.

Desta forma, seguira o PNI (Programa Nacional de Imunização). No cronograma do Governo Federal, consta até o momento apenas a prioridade para profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência vivendo em instituições (como os asilo, por exemplo) e indígenas aldeados. Os demais grupos, ainda não há previsão.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *