‘Criança Esperança’ seleciona projeto social de Bragança

‘Criança Esperança’ seleciona projeto social de Bragança

Nesta semana, uma instituição social de Bragança Paulista, trouxe uma boa notícia para cidade: O ECOA (Espaço de Convivência e Aprendizado) foi um dos 105 selecionados no país, a participar do projeto ‘Criança Esperança’, realizado pelo Grupo Globo e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O projeto inscrito pelo ECOA, denominado “Conhecimento e Ação”, atenderá no ano de 2022, 60 jovens de 14 a 17 anos e tem foco nas diversas áreas de educação formadora, como educação financeira, educação digital, educação ambiental, acompanhamento psicossocial, desenvolvimento e conhecimento de habilidades, além da questão do plantio e cultivo de flores e hortaliças.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A entidade receberá a importância de cerca de R$ 200 mil, ao longo de parcelas durante o ano. Todavia, o valor não é o suficiente para arcar com 100% dos trabalhos que serão realizados com os jovens e suas famílias.

O INÍCIO

O Em Pauta conversou com a gestora do ECOA, Eledi Gonçalves, que contou que a ideia do ‘Criança Esperança’ teve início por meio de um contato com a UNESCO, em um projeto realizado durante o auge da pandemia, em parceria com a Energisa. Na ocasião houve distribuição de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social.

De acordo com ela, o processo teve início em dezembro de 2020, com a inscrição. “Foi um projeto bastante complexo, inúmeras etapas, avaliações precisas sobre a instituição”, contou a gestora.

No mês maio, houve o contato da equipe da Rede Globo, para que uma jovem fosse escolhida para representar a Instituição. E a escolhida foi Flávia, hoje com 18 anos, mas que frequentou o ECOA desde os 6 anos.

SELEÇÃO CONCLUÍDA

No final de julho, ocorreu a gravação que foi ao ar no programa desta semana e somente neste dia, que toda equipe do ECOA e crianças e jovens assistidos pela entidade ficaram sabendo do êxito na seleção. “Foi uma grande surpresa para todos de sermos escolhido para representarmos no programa todas as outras instituições”, disse Eledi.

“Agora, com a seleção concluída, os jovens e a comunidade como um todo serão beneficiados com essas oficiais e palestras, trazendo as famílias. O olhar de toda equipe e voluntários do ECOA é justamente situação de vulnerabilidade destas crianças, jovens e famílias neste período pós-pandemia. A população precisará ainda mais de nossos cuidados”, concluiu.

RETOMADA

Atualmente, o ECOA, sob a gestão do presidente Elias Gomes de Oliveira, atende 100 crianças de 60 famílias dos bairros Maranata, Toró, Torozinho, Penha, Paturi e adjacências. Há a expectativa da retomada das atividades de dança, música, karatê, capoeira, contação de história, oficinas de meio ambiente, etc, no mês de setembro, no contraturno escolar, a depender de aval da SEMADS (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social), junto ao comitê de monitoramento da COVID-19, da Prefeitura de Bragança Paulista.

FAÇA A SUA PARTE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

O Em Pauta reúne na aba Solidariedade todas as últimas notícias e informações para você ficar sempre por dentro das ações solidárias que acontecem em Bragança Paulista e região. Faça a sua parte e ajude quem mais precisa.

Para receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular participe dos grupos WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *