Há exata uma semana, as imagens do espaço da Feira de Artesanato, no Lago do Taboão era esta da foto à esquerda: pessoas em pé aglomeradas, sem máscara, desfrutando de uma música e não respeitando o distanciamento adequado.

Sete dia depois, já na foto da direita, o cenário é o aposto: comércios fechados, ninguém presente e os comerciantes, que dependem do público presencial para seu sustento, amargando prejuízos em seus trailers de alimentação.

COMERCIANTES NO PREJUÍZO

O Em Pauta conversou com alguns comerciantes da região, que relataram que a semana como um todo foi de total prejuízo.

Segundo eles, a maioria dos trailers não abriram durante toda a semana, devido a proibição de estacionamento no local.

“Está impossível de trabalhar, nem para delivery”, informou uma das comerciantes.

Conforme relatado, eles chegaram a ligar da Vigilância Sanitária, mas a orientação é que carros não parem na avenida Alpheu Grimello, nem para retirarem alguma encomenda nos comércios, o que era usual até a proibição.

Todos os proprietários de trailers ouvidos pela reportagem, fizeram questão de se posicionar contrários as cenas de aglomeração vistas na semana passada.

SHOW COM AGLOMERAÇÃO

No último domingo, 28, ainda antes da cidade entrar na Fase Vermelha, mas já com as aulas suspensas por causa do avanço de casos e óbitos por causa da COVID-19, cerca de 20 pessoas estavam no local, boa parte em pé, apreciando um show organizado por um dos comerciantes.

Na ocasião, não estava proibido este tipo de apresentação musical. Mas sim, já era vetado pelas diretrizes do Plano São Paulo pessoas em pé e principalmente sem máscara, conforme flagrou na ocasião a reportagem do Em Pauta.

FUNCIONÁRIO DA SAÚDE NÃO DÁ O EXEMPLO

Por incrível que pareça, conforme apurado pelo Em Pauta, quem promoveu tal evento na Feira de Artesanato no domingo passado teria sido um profissional de saúde, funcionário da Organização Social Med Life, terceirizada da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista.

Ele, que consta nos registros de funcionários ativos da OS pelo menos desde 2019, está lotado na Unidade de Pronto-Atendimento Bom Jesus, local que realiza atendimento justamente para pacientes com síndromes respiratórias e suspeita de estarem infectados pelo coronavírus.

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Bragança Paulista, este técnico de radiologia do Bom Jesus, supostamente responsável pelo evento, já foi vacinado contra COVID-19 no dia 2 de fevereiro de 2021, no 1° lote das vacinas do Butantã. E ele fez questão de afirmar isto à reportagem do Em Pauta no momento do flagrante.

O jornal procurou a Organização Social Med Life, para saber a orientação que eles dão aos seus colaboradores, para cuidados durante a pandemia, mas não obteve retorno de sua assessoria de imprensa.

TAMBÉM É CONTRA MEDIDAS DAS AUTORIDADES

Além de promover o show com pessoas sem máscara, em suas redes sociais, o técnico de radiologia do Bom Jesus tem um posicionamento crítico às medidas restritivas implementadas. Inclusive, desafiou as autoridades ao vender bebidas alcoólicas, durante este final de semana, que era proibida a comercialização em Bragança Paulista e questionou a destinação de dinheiro público, no combate à pandemia (foto).

TODOS PAGAM A CONTA

Enquanto em uma semana, as cenas de aglomeração preocupavam outros comerciantes e quem passava pelo local, agora, todos estão pagando a conta. É um exemplo apenas, em meio a tantos outros.

Estão praticamente impedidos de trabalhar, pois com as restrições de público presencial e de estacionamento para drive-thru, os negócios se inviabilizaram neste período.

Hoje Bragança Paulista tem 100% de leitos de UTI e enfermaria ocupados, 24 pessoas internadas fora da cidade por falta de vaga e outras 11, aguardando um leito para serem atendidas adequadamente.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *