Dengue: Atibaia também decreta situação de emergência

Dengue: Atibaia também decreta situação de emergência

Assim como já aconteceu no dia 6 de março, em Bragança Paulista, a Prefeitura de Atibaia optou por decretar no último  sábado (16) situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue.  De 1º de janeiro a 15 de março de 2024, Atibaia registrou 1.109 casos de dengue, em comparação com 79 no mesmo período do ano passado.

Em nota, a administração informou que considerou o aumento significativo dos casos da doença no município; os aspectos climáticos do atual período, que reúnem condições propícias para o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.



A situação de emergência foi estabelecida pelo Decreto nº 10.826/2024 que autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à contenção da epidemia.

A medida será vigente enquanto não for estabilizada a situação epidemiológica da dengue em Atibaia.  O Governo de São Paulo também já decretou situação de emergência em saúde pública em virtude da dengue.

Além do decreto, a Secretaria de Saúde de Atibaia anunciou a contratação de 65 novos agentes comunitários de saúde; compra de testes rápidos para uso em todas as unidades de saúde; compra de mais uma máquina de fumacê; contratação de moto de nebulização; implantação da Brigada do Aedes no município; e abertura de Centro de Atendimento exclusivo para dengue.

Além disto, o decreto permite que sempre que houver obstáculos ao ingresso em imóveis particulares, sobretudo a recusa por parte do morador, a autoridade sanitária, no exercício da ação de vigilância, lavrará um auto de infração, registrando os motivos da negativa ou a impossibilidade do acesso, inclusive se em razão de abandono ou ausência de pessoas que possam autorizar o ingresso ao imóvel.

A Secretaria Municipal de Saúde também está autorizada a utilizar drones e demais ferramentas tecnológicas para realizar a fiscalização de imóveis cujos acessos estejam impossibilitados, bem como a visualização e o registro fotográfico utilizando-se de acesso por imóveis vizinhos.


📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Um comentário em “Dengue: Atibaia também decreta situação de emergência

  1. Boa noite moro no centro aqui ninguem passa pra ver as casas , tem proximo.uma casa fechada quintal cheio de coisas .Nunca passaram pulverizando pelo menos onde moro não e fico em casa todo dia . O certo e fazer um mutirão e entrar nestas casas fechadas . Orientar a população.. Dengue mara cilpados e cada um se cuidarmos esse mosquito não se alastara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *