DER retira faixa de pedestres e diz estudar colocação de passarela
A Variante Farmacêutico Francisco de Toledo Leme, a Variante do Taboão, passou por um processo de recuperação e recapeamento no início do ano.
No entanto, uma faixa de pedestres acabou eliminada com a obra realizada pelo Governo do Estado no trecho entre a rotatória existente nas imediações do portal de entrada da cidade até rotatória São Francisco de Assis.
Desde então, o Em Pauta recebe semanalmente reclamações sobre a falta do dispositivo que garante a proteção de quem atravessa e evita acidentes.
Em abril, o DER esclareceu que “as intervenções na SPA 021/010 serão concluídas após a finalização dos serviços sinalização, vertical e horizontal”. Porém, na ocasião, não especificou se a faixa seria repintada ou não.
Os meses se passaram, até que ocorreu a substituição das placas de sinalização, ao lado do local onde havia no passado a faixa de pedestres. Placas de “Passagem sinalizada de pedestres” foram substituídas por placas de “Trânsito de pedestres”.
POSICIONAMENTO DO DER / GOVERNO DO ESTADO
O Em Pauta enviou então novo questionamento ao órgão vinculado ao Governo do Estado, que respondeu que “devido ao número elevado de veículos que circulam diariamente no local, que é em pista dupla, estuda a implantação de uma passarela neste trecho da SPA 021/010”. Não foram fornecidos prazos para conclusão dos estudos e instalação da passarela.
De acordo com o Governo do Estado está é “a única solução técnica viável para passagem de pedestres. As faixas de pedestre são indicadas para ruas e avenidas de pouco tráfego ou onde existam semáforos. Não em vias de alto tráfego como em rodovias”.
Ou seja, ainda segundo o DER, além do alto Volume Diário Médio de Veículos (VDM), após o último recapeamento, e a pedido da Prefeitura de Bragança Paulista, a faixa onde ficava o acostamento foi transformada em faixa de rolamento. Com isso, o número de faixas (total 3) e o grande fluxo de veículos fazem com que a implantação de faixa de pedestre solicitada não atenda às normas técnicas. Ou seja, não garantiria a segurança dos pedestres nas condições existentes, de acordo com o DER.
“Com o objetivo de alertar os motoristas sobre a presença de pedestres, o DER instalou, 10 placas de sinalização com a indicação ‘Pedestres’, ao longo dos 200 metros finais da SPA 021/010”, informou.
RECLAMAÇÕES
Aliás, usuários insatisfeitos com o desaparecimento da faixa de pedestres podem formalizar sua reclamação da Ouvidoria do DER. Os contatos são:
- (11) 3311-1471 ou 3311-1422
- Portal: www.der.sp.gov.br/Website/Contatos/Ouvidoria.aspx
- Plataforma: https://fala.sp.gov.br/.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky