‘Descimento dos Mastros’ encerra Ciclo Natalino em Atibaia

‘Descimento dos Mastros’ encerra Ciclo Natalino em Atibaia

Neste sábado (6)  é comemorado o Dia de Reis, data que marca o fim dos festejos de Natal, momento de desmontar a árvore e o presépio, desfazer a iluminação e guardar os enfeites natalinos. Diante disto, em Atibaia, a decoração de Natal segue disponível para visitação até hoje.

Já no domingo (7), por sua vez, as Congadas de Atibaia encerrarão as festividades do Ciclo Natalino com a cerimônia de ‘Descimento dos Mastros’.



Durante a celebração, os congadeiros se reúnem em frente à Igreja do Rosário e descem os mastros com as bandeiras de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário que foram levantados no dia 25 de dezembro, início do ciclo. No encerramento, os congos começam a concentração por volta das 14h30, encontrando-se na Igreja do Rosário às 15h.

Ao som de tambores, violas, cantos e repique de sinos, os Ternos de Congo formam um cortejo até a Rua João Pires, onde as bandeiras são guardadas pelos festeiros do próximo Ciclo Natalino.

Exposição “Reverenciando as Congadas de Atibaia”

E por falar em Congadas, está em cartaz, no Museu Municipal João Batista Conti, a exposição “Reverenciando as Congadas de Atibaia”, que reúne objetos, fotografias e pequenos recortes textuais de pesquisas sobre o tema para contar a história e apresentar a riqueza dessa expressão religiosa e cultural com quase 270 anos de trajetória.

A mostra vai até o final de fevereiro e destaca não apenas a evolução dessa tradição ao longo dos anos, mas também a dedicação da comunidade para conservar essa rica herança.

O Museu fica situado na Praça Bento Paes, s/n, Centro e funciona terça a sábado das 11h às 17h e, aos domingos, funciona das 9h às 13h. Nos feriados, o museu permanecerá fechado.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *