Dia Mundial de Combate ao Câncer: confira como prevenir e identificar

Dia Mundial de Combate ao Câncer: confira como prevenir e identificar

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado na data de hoje (4), e recorda a importância da conscientização sobre o tema. Apesar de alguns casos de câncer estarem relacionados à hereditariedade, bons hábitos previnem a doença e exames de rotina podem identificar o problema nos primeiros estágios. 

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) compartilhada pelo Hospital Universitário São Francisco (HUSF), os cânceres de forma geral, representam as principais causas de morte antes dos 70 anos, em 61,2% dos países. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) constatou, em 2020, que os tipos de câncer de maior incidência no Brasil são: de próstata em homens e de mama em mulheres.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Prevenção e fatores de risco 

Identificar a doença de forma precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Para isso é importante entender quais são os fatores de risco, ou seja, as situações que aumentam as chances de ocorrência da doença. Fatores hereditários (que são herdados geneticamente), ambientais ou comportamentais, como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, contribuem para seu desenvolvimento. 

Já a prevenção pode ser dividida em duas: a primária, que visa impedir que a doença se desenvolva (vida saudável e evitação de exposição a substâncias causadoras do câncer), e secundária, que tem por objetivo a “detecção de doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais”, como informa o INCA. 

É importante se atentar a todas as mudanças repentinas ou prolongadas no corpo, como por exemplo o surgimento de marcas na pele, dores, ferimentos que não cicatrizam entre outros tantos sintomas. 

Câncer de Mama 

Já no sábado (5), será celebrado o Dia Nacional da Mamografia e do Mastologista, data que levanta bandeira para o tipo de câncer mais incidente em mulheres no mundo. Em 2020 foram estimados aproximadamente 2,3 milhões de casos. 

Segundo informa o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, “o impacto colateral desta pandemia foi afastar a população dos exames de rotina”, explica o Dr. Anastasio Berrettini Junior, médico mastologista do hospital. Essa preocupação se dá principalmente por conta da queda expressiva no número de mamografias, exame capaz de identificar precocemente o câncer de mama. 

As mulheres a partir dos 40 anos devem iniciar os exames mamográficos anuais e não há contraindicações. A mamografia não dói, mas é um exame desconfortável “pois existe uma pressão de 10kg a 12kg, aproximadamente, na mama, através de duas incidências (posições) em cada. Entretanto, a pressão é instantânea”. 

No SUS, o resultado dos exames sai em aproximadamente 21 dias, e em hospitais particulares ou convênio, o resultado deve sair em poucos dias.

NOTÍCIAS NO SEU CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *