Dia Mundial do Veganismo: você sabe a diferença entre veganos e vegetarianos?

Hoje, dia 1º de novembro, é comemorado em todo mundo o Dia do Veganismo e a reportagem do Bragança Em Pauta bateu um papo com a atriz  Lívia Funck de 33 anos, que é vegana, e conta um pouquinho do seu estilo de vida.

Mas antes, da gente falar da Lívia, você sabe o que é um vegano? Sabe a diferença entre veganos e vegetarianos?

Veganos são aquelas pessoas, que não aprovam o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo.

Eles são ainda mais extremos que os vegetarianos.

Enquanto os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal como carnes, peixes, frangos os veganos  também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui medicamentos, roupas e cosméticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A atriz ressalta que decidiu ser vegana por que, no seu ponto de vista, a industria de alimentos e cosméticos é ridiculamente cruel com outros seres vivos.
Antes, de se tornar vegana, entretanto, foi vegetariana durante 12 anos. 
“A adaptação foi difícil, tive muitas recaídas. Viajar para lugares onde não há opção vegana e onde não posso cozinhar ainda é um desafio”, desabafa.

Lívia Funk acrescenta que ninguém mais na sua família é vegano, mas como é ela quem cozinha na casa, acabam todos  sendo veganos por tabela.

Ela acrescenta também que não acredita que influenciou diretamente alguém a mudar de estilo de vida. “Não acho que influenciei diretamente, mas ajudei a fortalecer a decisão de algumas pessoas.”
A atriz garante que no dia a dia não sente falta de nada do que comia antes, mas ressalta que comer na rua,ainda é um grande desafio.

“Comer na rua não é nada fácil. tenho que estar preparada. Acho bem difícil comer fora de casa, principalmente porque estou sempre viajando e não tenho uma rotina fixa. Almoçar em restaurantes por kilo é tranquilo, o problema é quando dá uma fome e você tem que se virar rápido”.

O Dia Mundial do Veganismo surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido.

Bom lembrar, que o dia mundial do vegetarianismo foi celebrado no dia 1º de outubro e surgiu em 1977, a partir de uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Norte Americana.