Do Carnaval Bragantino para a capital: a ascensão de Fabiano Pires

Do Carnaval Bragantino para a capital: a ascensão de Fabiano Pires
Foto: Kelly Ferreira

Uma trajetória no samba baseada em paixão, talento e superação, desde os primeiros acordes na Unidos do Lavapés até o destaque da Mocidade Alegre, na capital

O nome do músico Fabiano Pires é hoje um nome que pulsa no ritmo do carnaval paulistano. Ele iniciou sua jornada musical cedo, aos 9 anos, na Unidos do Lavapés e na sequência na Dragão Imperial, em Bragança Paulista.

O som do tamborim, seu primeiro instrumento, despertou uma paixão que o guiaria por caminhos que o fizeram conquistar seu espaço em um dos maiores palcos do samba: o carnaval de São Paulo. Lá ele sagrou-se campeão do Carnaval nos anos de 2023 e 2024 pela Mocidade Alegre.

Apesar da paixão pelo futebol, três lesões na coxa o afastaram dos gramados. Foi então que o cavaquinho, já presente em sua vida, o guiou para o universo da música. Aos 15 anos, já era professor de cavaquinho no Centro Musical Tassara. “Devo muito ao Tassara, eles sempre me apoiaram”, afirma Fabiano. A experiência como professor o impulsionou a buscar conhecimento em São Paulo, onde mergulhou de cabeça em renomadas instituições como o Conservatório de Tatuapé, Souza Lima e Uni Santana.

O sonho de todo músico do interior é brilhar no Carnaval de São Paulo. E Fabiano o realizou em 2004, desfilando como compositor na Unidos do Peruche. No ano seguinte, a convite de seu professor Wagner do Cavaco, integrou a ala musical, marcando o início de sua trajetória na capital. “Muitas pessoas de Bragança poderiam ter me ajudado, mas nunca o fizeram. Coloquei o cavaquinho nas costas e fui para São Paulo na fé e na coragem”, relembra Fabiano.

UMA DÉCADA DE MOCIDADE ALEGRE

Após 20 anos de carnaval paulistano, Fabiano celebra 10 anos na Mocidade Alegre, escola que o acolheu como um filho pródigo e o proporcionou experiências únicas, como tocar nos palcos do Salgueiro e da Mangueira, no Rio de Janeiro, e participar do ‘Expo Carnaval Brazil’, em Salvador.

Para Fabiano, o carnaval representa a valorização da cultura brasileira, um estilo de vida que o proporcionou conquistas pessoais e profissionais. Aliás, ele destaca a importância do carnaval como identidade da cidade de Bragança Paulista. E também lamenta as mudanças do carnaval bragantino, que já foi um dos maiores do interior. “O carnaval representa tudo na minha vida. Na pandemia, foi ele que me sustentou”, afirma Fabiano, com convicção. “É preciso resgatar a chama do carnaval em Bragança, para que as novas gerações conheçam e valorizem essa rica tradição”.

GRUPO ZÉ DA GENTE E PIRES MUSICAL STUDIO

Além de integrar a Mocidade Alegre e ao grupo Zé da Gente, Fabiano se dedica a projetos como a Banda FP e o Pires Musical Studio, seu estúdio de gravação, onde dá vida a projetos de diversos artistas. De acordo com ele, um curso online de cavaquinho no samba-enredo deve ser lançado em breve, compartilhando sua experiência com novos músicos e perpetuando o legado do samba. “A música salva, ela te dá felicidades e te salva”, declara Fabiano “Minha missão é levar a alegria e a emoção do samba para o maior número de pessoas possível”.

Contudo, a trajetória de Fabiano inspira jovens músicos a perseguirem seus sonhos, mostrando que é possível alcançar o sucesso com talento, dedicação e paixão, assim ele afirma “Eu me dedico a valorizar a cultura brasileira, em especial o samba e o carnaval. Defendendo sua importância como identidade e patrimônio. Acredito que a música é capaz de transformar vidas e eternizar culturas”. Fabiano abre portas para novos talentos, compartilhando seu conhecimento e experiência, e incentivando a profissionalização da música. “Meu objetivo é mostrar que a música é um instrumento de transformação social. Ela é capaz de unir pessoas, fortalecer identidades e promover a alegria”.

Portanto, toda experiência adquirida durante sua trajetória, abriu portas para colaborações com grandes nomes da música brasileira, como Alexandre Pires, e o levou a palcos importantes, como o do Salgueiro e da Mangueira.

SONHO DO CARNAVAL CARIOCA

Ainda assim, até o momento não conseguiu realizar seu sonho de tocar no carnaval carioca, mas conta que essa realização está em seus planos “Meu sonho é levar meu talento para o carnaval do Rio de Janeiro”, revela Fabiano.

Nesse sentido, Fabiano conta suas outras metas e objetivos com sua carreira musical “Além disso, planejo expandir a carreira do grupo Zé da Gente, com projetos de apresentações internacionais”, ele busca compartilhar seu conhecimento e experiência através de um curso online, ensinando as técnicas e segredos do cavaquinho no samba-enredo “E, claro, busco consolidar minha produtora, que assessora artistas e realiza eventos, e expandir meus projetos musicais”, completa Fabiano.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *