Doadores de sangue concorrem bolas autografadas do Bragantino

Doadores de sangue concorrem bolas autografadas do Bragantino

O Red Bull Bragantino e o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) estão desenvolvendo pela terceira fez a campanha Sangue de Primeira.

A ideia é aumentar as doações de sangue ao Hemonúcleo Regional, que é referência para Bragança Paulista e mais 10 municípios da região.

Quem doar sangue no Hemonúcleo de hoje, 13 até o dia 31 de maio concorrerá a uma bola autografada pelos craques. Uma outra bola será sorteada entre os doadores de todo o mês de junho, em celebração ao movimento Junho Vermelho.

Por causa da COVID-19, as doações só são feitas com agendamento. Para isto o doador deve ligar para: (11) 2490-1240.

“A pandemia, infelizmente, reflete negativamente em todos os setores da sociedade. E nosso Hemonúcleo Regional continua em estado crítico pela ausência de doadores de sangue. Felizmente, podemos, novamente, contar com o apoio do Red Bull Bragantino nesta causa a serviço da vida. Esperamos reverter o quadro negativo com a mobilização de todos”, disse o diretor geral do HUSF, Frei Roberto Santos.

O Hemonúcleo Regional funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13h, no seguinte endereço: Avenida São Francisco de Assis, nº 260, na Universidade São Francisco.

Se você ainda tomar a vacina da gripe ou da COVID-19, fique atento às datas da vacinação e se programe para doar sangue antes da vacinação. Se já tomou, é preciso esperar. Pessoas que foram vacinadas contra a gripe devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas para doarem.

No caso da COVID-19, o tempo de inaptidão é de 48 horas após cada dose da Coronavac (vacina da Sinovac/Butantan) e de 7 dias após cada dose da Oxford (vacina da AstraZeneca/Fiocruz).

Quem pode doar?

Para ser doador, o interessado tem que cumprir alguns requisitos como:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menor de idade deve apresentar autorização)
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Ter repousado, no mínimo, por seis horas no dia da doação de sangue;
  • Não estar em jejum, mas ter feito uma alimentação leve;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
  • Não estar grávida, amamentando ou ter feito parto ou aborto há menos de três meses;
  • Não estar com febre, gripe ou resfriado;
  • Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
  • Não ter antecedentes de Hepatite, Doença de Chagas ou Sífilis;
  • Não ter comportamento de risco para AIDS;
  • Não ser usuário de drogas;
  • Aguardar um ano para a doação após realizar procedimento de tatuagem ou piercing;
  • Aguardar seis meses para realizar tratamento de Endoscopia

Vale lembrar que homens podem doar sangue a cada 60 dias (contabilizando, no máximo, quatro doações no período de um ano). Já mulheres podem doar a cada 90 dias (contabilizando, no máximo, três doações no período de um ano).

Pessoas que testaram positivo para COVID-19 tem que aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doar sangue. Aqueles que tiveram contato com algum caso suspeito ou confirmado da doença, pode doar sangue 15 dias depois.

Histórico da campanha

A campanha Sangue de Primeira surgiu em dezembro de 2019, assim que o Bragantino voltou para a elite do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, foi sorteada uma camisa branca autografada pelos atletas campeões da Série B aos doadores de sangue.

A ação inaugural arrecadou 87 bolsas de sangue.  No ano passado, em virtude da pandemia, a segunda edição teve um período de doação estendido e foram arrecadadas 658 bolsas de sangue, que tem potencial para salvar até 1.974 vidas.

Informe-se

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *