É fake informação que filho de jovem morta na cadeia será tirado da vó

No final de semana começou a circular pelas redes sociais um pedido de ajuda para o filho de Nicole Guimarães Sapucci, de 22 anos. A jovem foi agredida e assassinada pelo marido dentro da cadeia em Jundiaí no dia 27.  A informação que o filho de Nicole será tirado da casa da avó pelo Conselho Tutelar é fake news.

Leia + https://bragancaempauta.com.br/jovem-de-braganca-e-agredida-e-morre-dentro-da-cadeia/

Na manhã de hoje, 5, a presidente do Conselho Tutelar Marisa Lima desmentiu a fake news. Ela desmentiu o boato com um vídeo divulgado em seu facebook.

No vídeo Marisa Lima, afirma que o Conselho Tutelar de Bragança Paulista até a segunda-feira, 4,  não tinha sequer ido visitar a família da jovem, Além disto, o Conselho em nenhum momento exigiu que fosse construído um novo quarto no imóvel para que o filho de 4 anos da jovem vítima de feminicídio ficasse morando com os avôs.

Confira o vídeo com o desabafo e alerta de Marisa Lima sobre o caso:

A fake news foi divulgado pelo WhatsApp e outras redes sociais. A redação do Bragança Em Pauta também recebeu  a informação. No texto, consta que caso um quarto não fosse construído na casa dos avôs, o garoto seria encaminhado para adoção.

Em contato com Marisa Lima ela explicou que até a fake news começar a circular, o Conselho Tutelar não tinha nem ido até a casa da família. Ela disse ainda que o garoto já morava na casa junto com os avós e a mãe naquela casa.

Em um dos pedidos disparados pelo WhastApp é sugerida uma doação de R$ 5,00 ou R$ 10,00 para construção do quarto para o garoto. Há inclusive um versículo bíblico no final do texto que diz: “Ame seu próximo como a si mesmo”.

Quem teria inventado a história sobre o Conselho?

Marisa Lima, disse que conversou com os pais de Nicole Sapucci. Eles disseram para ela que não eram os autores dos pedidos de doação disparados pela internet. Apesar disso, informaram que foram procurados nos últimos dias por muitas pessoas querendo ajudá-los e que receberam doações para a construção.

O nome de uma tia avó da jovem assassinada aparece nas postagens, como titular da conta na Caixa Econômica Federal.  Não conseguimos contato com ela. O Conselho Tutelar deve registrar um boletim de ocorrência sobre o assunto. Por causa da falsa notícia muita gente chegou a xingar  e criticar o trabalho do órgão e dos conselheiros.

Marisa Lima disse ainda que orientou a família sobre a regularização da guarda da criança e que o Conselho Tutelar irá ajudá-los no encaminhamento do garoto para um psicólogo.

O Bragança Em Pauta, alerta para o crescimento das fake news no município. Nossa equipe, constantemente é bombardeada com informações falsas. Esta semana além deste caso circulou pelas redes sociais o vídeo de um roubo a lotérica que não aconteceu em Bragança Paulista, bem como um caso de fechamento de um canil.

A checagem de todas estas informações, aliás demandam tempo. Portanto, se você ler uma notícia e não confiar na fonte, não compartilhe. Faça você a sua parte !

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *