ECOA inaugura “Horta do Bem” em Bragança Paulista

ECOA inaugura “Horta do Bem” em Bragança Paulista

Com a presença de sua diretoria, funcionários, jovens assistidos, autoridades da Prefeitura e da Câmara Municipal e empresas parceiras, o Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA), inaugurou nesta quarta-feira (1) a “Horta do Bem”, que conta com apoio do Criança Esperança, após ser selecionado em 2021 entre as 105 instituições sociais do país, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

A principal finalidade da “Horta do Bem” é o desenvolvimento de habilidades que vão contribuir para a formação dos jovens, tanto no nível pessoal, conscientizando sobre os cuidados ambientais, quanto profissional/técnico e o público-alvo são jovens entre 15 e 17 anos.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A reportagem do Em Pauta conversou com o presidente do ECOA, Elias Gomes de Oliveira, que contou que o projeto teve início há aproximadamente quatro anos, até sair do papel.

“O ECOA atua há 15 anos em Bragança Paulista e nossos parceiros trouxeram a ideia de desenvolvermos uma horta. Durante a pandemia continuamos fazendo as discussões técnicas e através de uma voluntária da empresa Sakata, criamos um grupo de trabalho ao longo dos últimos quatro anos desenvolvendo e chegamos ao dia de hoje, neste espaço de 4.000 metros quadrados, com cerca de 500 pés de folhas semanais e três estufas”, contou.

“As empresas parceiras fizeram o investimento da infraestrutura e todas as instalações, mas o projeto no dia a dia tem os seus custos de insumos, contratações dos seus profissionais Foi quando inscrevemos o projeto no ‘Criança Esperança’ da Unesco, para o funcionamento dele no período de 15 meses”, explicou Elias.

Passados o período inicial de 15 meses, a ideia do ECOA é que o projeto torna-se autossustentável, com o apoio de empresas e comercialização de produtos cultivados, sendo custeado com seus próprios recursos.

OS JOVENS

Já a gestora do ECOA, Eledi Gonçalves, explicou ao Em Pauta sobre os jovens selecionados e a rotina destes assistidos.

“Hoje temos 24 jovens participantes, boa parte deles que vieram de dentro do ECOA mesmo, daqueles que estavam próximos de completar 14 anos e as atividades do ECOA para eles já estavam um pouco enfadonhas, com eles pensando em algo mais, relacionado ao mercado de trabalho”, disse.

“Então irem para a ‘Horta do Bem’, com as oficinas de educação financeira, educação digital, educação física, orientação técnica de um agrônomo, apoio psicossocial e viagem que faremos à campo com eles trouxe um desenvolvimento diferente, como se abrisse um portal a eles. Se vestiram de uma nova roupagem, um novo futuro para eles”, disse Eledi.

De acordo com a gestora do projeto, a ideia é que estes alunos fiquem até o mês de dezembro, para que desenvolvam o conhecimento na área de agricultura realmente. “Se eles vão mesmo seguir a proposta de serem jovens agricultores, de trabalharem nesta área, é indiferente para nós, pois queremos prepará-los para o mundo. Para que eles tenham oportunidade de escolha”, contou.

O grupo pode ser de até 60 jovens e estes 24 alunos iniciais, fazem parte do projeto piloto. “Estamos observando que eles estão se apropriando do conhecimento para servirem como professores para os próximos que virão”, afirmou Eledi.

Os alunos frequentam o ECOA e a “Hora do Bem” diariamente, divididos em grupos da manhã e tarde, no contraturno escolar, inclusive para os que estudam em Ensino Integral. Às segundas, terças, quintas e sextas tem as atividades teóricas e às quartas, o conhecimento técnico.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *