Eleição para OAB acontece nesta quinta em Bragança Paulista

A OAB do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira (25) as eleições para gestores da Seccional e das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil para o próximo triênio 2022-2024. Em Bragança Paulista, três chapas disputam a 16ª Subseção: Reinventa OAB para Advocacia, OAB para Todos e União.

O Estado de São Paulo conta atualmente com a maior seccional do país, com quase 400 mil advogados inscritos, sendo mais de 50% desse número composto por mulheres. Já na Subseção de Bragança, 1.540 advogados devem votar amanhã para a escolha da nova gestão.

A votação acontece das 9h às 17h na Casa dos Advogados, localizada na rua Waldemar Martins Ferreira, no Jardim América. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB, em dia com o pagamento das anuidades até o ano de 2020, sob pena de multa. Para a votação, os advogados devem levar um documento com foto, podendo ser ele: carteira da OAB, RG ou CNH.

Conforme apurado pelo Em Pauta, o índice de abstenção em Bragança Paulista na última eleição chegou a 38%.

CONHEÇA AS CHAPAS CONCORRENTES
Reinventa OAB para a Advocacia – 10161

Presidente – Marcos Túlio
Vice Presidente – Osmar Augustinho
Primeira secretária – Luciana Rancura
Secretário Adjunta – Ariana Cristina
Tesoureiro – Aldo Barreto

De acordo com Marcos Túlio, ex-presidente e candidato à presidência da OAB, a ‘Reinventa OAB para Advocacia’ tem como prioridade a valorização da profissão do advogado e o respeito à advocacia.

“O nosso interesse não é outro senão trabalhar pela advocacia. Se tem uma coisa que está tirando o foco da OAB, são questões ideológicas, políticas sociais, quando na verdade a OAB tem que ter um foco principal, que é o advogado. Então tem muitas coisas que precisamos consertar na Ordem, que a própria subseção aqui deixou [de fazer], como uma Comissão de Prerrogativas que é aquela comissão que vai proteger o advogado dos abusos que são praticados no exercício da profissão. Nós vamos criar o ‘Nossa Terra Tem Advogado’, porque nós vamos fazer uma propaganda da advocacia em toda a região bragantina junto ao empresariado para melhorar o clube de serviço”, disse.

“Vamos tratar as comissões da Ordem como realmente comissões de verdade. Porque se a OAB é a voz da advocacia, a comissão tem que ser também a voz da OAB. Nós não vamos ficar criando comissão para dar status para alguns que estão defendendo seus interesses pessoais, aparecendo, querendo mostrar o rosto e dizendo que é importante. Importante é a advocacia, esse é o principal foco. Nós somos o único grupo que está propondo isso, os outros dois não estão”, conclui o candidato.

OAB para Todos – 10162

Presidente – Gustavo Risi
Vice Presidente – Raquel Petroni
Secretário Geral – Henrique Pignatari
Secretária Geral Adjunta – Suzelaine Ferreira Lopes
Tesoureira – Cristina Ridolfi
Conselheira Seccional – Fabiane Furukawa
Conselheiro Seccional – Caio Aguirre

Para Gustavo Risi, atual vice-presidente da entidade e também candidato, a pluralidade e a diversidade são fundamentais para a criação de uma OAB mais eficiente.

“Quando a gente fala de criar uma OAB pra todo mundo, é justamente trazer advogados de grupos diferentes pra diretoria, para que a gente tente representar a maior parcela da advocacia. A síntese das nossas propostas é fazer da OAB mais eficiente, mais moderna, conectada ao século XXl, de uma forma que a gente possa atender tanto os jovens que estão entrando agora, quanto a advocacia mais experiente”.

“Um dos nossos compromissos é defender o Estado Democrático de Direito, a Constituição, a justiça social, os direitos humanos, a boa aplicação da leis. Tudo isso tem reflexo nas nossas sociedades e Bragança não foge disso. A gente tem que manter a OAB como uma instituição suprapartidária. A nossa chapa assinou um manifesto se comprometendo a não concorrer a nenhum cargo eletivo no Executivo, no Legislativo, porque a gente entende que a OAB não pode ser utilizada como trampolim político para projetos pessoais. Esse é um compromisso que nós assumimos que outras chapas não assumiram”.

União – 10163

Presidente – Renata Benvenuti
Vice Presidente – Dilza Tortorelli Cardoso
Secretário Geral – Wagner Tortorelli
Secretário Geral Adjunto – Sandro Carlos Francisco
Tesoureira – Aline Sciola de Freitas

Segundo Renata, ex-vice presidente da OAB e atual candidata à presidência, a advocacia é fundamental para uma sociedade mais igualitária e para a manutenção dos direitos democráticos.

“Estou encabeçando a chapa 3, intitulada ‘União’ a qual almeja uma OAB cada vez mais representativa, colaborativa, inovadora e transparente. Como a nossa entidade é a porta-voz da advocacia e da sociedade, “Somos você na OAB” é o nosso lema. A OAB não é só importante para os profissionais da área, mas também para sociedade como um todo, pois a advocacia é indispensável para a administração da Justiça e para a manutenção da democracia”.

“Sou advogada há quase 26 anos e sei quais são as necessidades e interesses da nossa classe, tenho o perfil de ouvir mais, falar menos e agir sempre. Nossas propostas consistem na continuidade de projetos, onde o advogado terá a segurança de que todos os projetos já em andamento serão concluídos; Gestão Colaborativa, onde o advogado terá protagonismo das decisões mais importantes da OAB; Inclusão; Paridade/Representatividade; Diversidade e Respeito com a continuidade aos projetos de inclusão; Saúde como foco na garantia de saúde física e mental dos advogados, com a reforma e ampliação da farmácia da CAASP em Bragança Paulista”, conclui.

Mais notícias

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério, bem como profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

One thought on “Eleição para OAB acontece nesta quinta em Bragança Paulista

  • 25/11/2021 em 10:00
    Permalink

    Parabéns pela correta e oportuna notícia, jornalismo é isto,informar com imparcialidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *