Eleição para OAB acontece nesta quinta em Bragança Paulista

Eleição para OAB acontece nesta quinta em Bragança Paulista

A OAB do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira (25) as eleições para gestores da Seccional e das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil para o próximo triênio 2022-2024. Em Bragança Paulista, três chapas disputam a 16ª Subseção: Reinventa OAB para Advocacia, OAB para Todos e União.

O Estado de São Paulo conta atualmente com a maior seccional do país, com quase 400 mil advogados inscritos, sendo mais de 50% desse número composto por mulheres. Já na Subseção de Bragança, 1.540 advogados devem votar amanhã para a escolha da nova gestão.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A votação acontece das 9h às 17h na Casa dos Advogados, localizada na rua Waldemar Martins Ferreira, no Jardim América. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB, em dia com o pagamento das anuidades até o ano de 2020, sob pena de multa. Para a votação, os advogados devem levar um documento com foto, podendo ser ele: carteira da OAB, RG ou CNH.

Conforme apurado pelo Em Pauta, o índice de abstenção em Bragança Paulista na última eleição chegou a 38%.

CONHEÇA AS CHAPAS CONCORRENTES
Reinventa OAB para a Advocacia – 10161

Presidente – Marcos Túlio
Vice Presidente – Osmar Augustinho
Primeira secretária – Luciana Rancura
Secretário Adjunta – Ariana Cristina
Tesoureiro – Aldo Barreto

De acordo com Marcos Túlio, ex-presidente e candidato à presidência da OAB, a ‘Reinventa OAB para Advocacia’ tem como prioridade a valorização da profissão do advogado e o respeito à advocacia.

“O nosso interesse não é outro senão trabalhar pela advocacia. Se tem uma coisa que está tirando o foco da OAB, são questões ideológicas, políticas sociais, quando na verdade a OAB tem que ter um foco principal, que é o advogado. Então tem muitas coisas que precisamos consertar na Ordem, que a própria subseção aqui deixou [de fazer], como uma Comissão de Prerrogativas que é aquela comissão que vai proteger o advogado dos abusos que são praticados no exercício da profissão. Nós vamos criar o ‘Nossa Terra Tem Advogado’, porque nós vamos fazer uma propaganda da advocacia em toda a região bragantina junto ao empresariado para melhorar o clube de serviço”, disse.

“Vamos tratar as comissões da Ordem como realmente comissões de verdade. Porque se a OAB é a voz da advocacia, a comissão tem que ser também a voz da OAB. Nós não vamos ficar criando comissão para dar status para alguns que estão defendendo seus interesses pessoais, aparecendo, querendo mostrar o rosto e dizendo que é importante. Importante é a advocacia, esse é o principal foco. Nós somos o único grupo que está propondo isso, os outros dois não estão”, conclui o candidato.

OAB para Todos – 10162

Presidente – Gustavo Risi
Vice Presidente – Raquel Petroni
Secretário Geral – Henrique Pignatari
Secretária Geral Adjunta – Suzelaine Ferreira Lopes
Tesoureira – Cristina Ridolfi
Conselheira Seccional – Fabiane Furukawa
Conselheiro Seccional – Caio Aguirre

Para Gustavo Risi, atual vice-presidente da entidade e também candidato, a pluralidade e a diversidade são fundamentais para a criação de uma OAB mais eficiente.

“Quando a gente fala de criar uma OAB pra todo mundo, é justamente trazer advogados de grupos diferentes pra diretoria, para que a gente tente representar a maior parcela da advocacia. A síntese das nossas propostas é fazer da OAB mais eficiente, mais moderna, conectada ao século XXl, de uma forma que a gente possa atender tanto os jovens que estão entrando agora, quanto a advocacia mais experiente”.

“Um dos nossos compromissos é defender o Estado Democrático de Direito, a Constituição, a justiça social, os direitos humanos, a boa aplicação da leis. Tudo isso tem reflexo nas nossas sociedades e Bragança não foge disso. A gente tem que manter a OAB como uma instituição suprapartidária. A nossa chapa assinou um manifesto se comprometendo a não concorrer a nenhum cargo eletivo no Executivo, no Legislativo, porque a gente entende que a OAB não pode ser utilizada como trampolim político para projetos pessoais. Esse é um compromisso que nós assumimos que outras chapas não assumiram”.

União – 10163

Presidente – Renata Benvenuti
Vice Presidente – Dilza Tortorelli Cardoso
Secretário Geral – Wagner Tortorelli
Secretário Geral Adjunto – Sandro Carlos Francisco
Tesoureira – Aline Sciola de Freitas

Segundo Renata, ex-vice presidente da OAB e atual candidata à presidência, a advocacia é fundamental para uma sociedade mais igualitária e para a manutenção dos direitos democráticos.

“Estou encabeçando a chapa 3, intitulada ‘União’ a qual almeja uma OAB cada vez mais representativa, colaborativa, inovadora e transparente. Como a nossa entidade é a porta-voz da advocacia e da sociedade, “Somos você na OAB” é o nosso lema. A OAB não é só importante para os profissionais da área, mas também para sociedade como um todo, pois a advocacia é indispensável para a administração da Justiça e para a manutenção da democracia”.

“Sou advogada há quase 26 anos e sei quais são as necessidades e interesses da nossa classe, tenho o perfil de ouvir mais, falar menos e agir sempre. Nossas propostas consistem na continuidade de projetos, onde o advogado terá a segurança de que todos os projetos já em andamento serão concluídos; Gestão Colaborativa, onde o advogado terá protagonismo das decisões mais importantes da OAB; Inclusão; Paridade/Representatividade; Diversidade e Respeito com a continuidade aos projetos de inclusão; Saúde como foco na garantia de saúde física e mental dos advogados, com a reforma e ampliação da farmácia da CAASP em Bragança Paulista”, conclui.

Mais notícias

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério, bem como profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Um comentário em “Eleição para OAB acontece nesta quinta em Bragança Paulista

  1. Parabéns pela correta e oportuna notícia, jornalismo é isto,informar com imparcialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *