Eleições: leve sua cola eleitoral com números na ordem de votação

Eleições: leve sua cola eleitoral com números na ordem de votação

No domingo (2), entre às 8h e às 17h um total de 135 mil eleitores podem ir às urnas em Bragança Paulista para escolher o presidente, governador, senador, deputado estadual, bem como deputado federal.  Ao todo, no município são 364 seções eleitorais divididas em 52 locais de votação.

Devido as proporções da eleição e da preocupação com a polarização, o juiz eleitoral Laércio José Mendes Ferreira Filho recebeu a imprensa na tarde de quinta-feira (29) para ressaltar a importância do eleitor no ato da votação levar não só um documento com foto, mas também uma colinha com os números dos seus candidatas ou candidatos escolhidos.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A legislação permite o uso da cola em papel. Isso agiliza e facilita a digitação dos números na urna eletrônica. Uma dica importante, aliás, é anotar os números já na ordem de votação para não se atrapalhar nas urnas.

Ordem de votação

A ordem é a seguinte:

  • deputada ou deputado federal (quatro dígitos);
  • deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
  • senadora ou senador (três dígitos);
  • governadora ou governador (dois dígitos);
  • e presidente da República (dois dígitos).

Vale lembrar que a cola eleitoral se tornou ainda mais importante este ano já que o eleitor não pode levar o celular na cabine de votação.

O juiz eleitoral ressaltou ainda que historicamente, em Bragança Paulista, as eleições ocorrem em clima de tranquilidade. Para que isso permaneça, ele sugeriu que eleitores que usarem camisetas com as cores alusivas ao seus partidos e grupos políticos evitem aglomerações nas áreas restritas dos colégios eleitorais.

Ao fazer o pedido, ele justificou que a manifestação individual é permitida, no entanto, as aglomerações e manifestações em grupo são proibidas.

Laércio José Mendes Ferreira Filho ainda acrescentou que as urnas são seguras  e que a justiça eleitoral fez testes em Bragança Paulista. Ele afirmou ainda que o sistema de votação em Bragança Paulista será hibrido ou seja, quem tem a biometria cadastrada não precisará assinar como de costume o comprovante eleitoral.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *