Em colapso: Bragança tem 11 moradores esperando vagas de UTI e enfermaria

Em colapso: Bragança tem 11 moradores esperando vagas de UTI e enfermaria

O boletim de hoje da COVID-19 divulgado pela Prefeitura de Bragança Paulista mostra aumento das internações e também da fila de espera por vagas.

Ao todo, 11 moradores de Bragança Paulista aguardam na fila por vagas de UTI e enfermaria. Ontem eram 7 e na segunda, eram 5 pacientes aguardando, o que mostra um crescente aumento.

Dos 11 pacientes que aguardam na fila, 5 aguardam por leitos de UTI e 6 por leitos de enfermaria. Essa espera, infelizmente, pode ser fatal nos casos mais graves da doença.

Desde o início do ano, por causa de falta de vagas no SUS, Bragança Paulista já transferiu 42 pacientes para fora da região.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

COMPARAÇÃO COM MARÇO

Março foi o pior mês da pandemia no município.

E hoje, o número de internações e de pacientes a espera por vagas é semelhante ao do dia 1º de março, quando a Prefeitura de Bragança Paulista anunciou o colapso no sistema de saúde em Live. Na época, o prefeito Jesus Chedid fechou escolas e comércios. Desde então, o número de leitos de UTI não aumentou no município.

Durante esta Live conjunta, entre representantes da Prefeitura, da Santa Casa, do HUSF e do SAMU, no dia 1º de março, além de oficializar e tornar público que vinha realizando internações na UPA, a secretária Marina de Fátima Oliveira ressaltou: “A situação está gravíssima. Estamos com 100% de ocupação dos leitos de UTI, estamos com os leitos de enfermaria e Hospital de Campanha lotados. Estamos com 11 pessoas aguardando vagas de UTI e de enfermaria e elas terão que ser atendidas fora da nossa região, em hospitais de São Paulo e da Grande São Paulo”, disse na ocasião.

Dessa vez, no entanto, a única medida anunciada, na semana passada, foi a proibição de atividades esportivas e atividades coletivas.

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo, pelo Governo do Estado deve ser feita nos próximos dias.

HOSPITAIS LOTADOS

Assim como em março, hoje os 30 leitos regionais de enfermaria SUS do Hospital de Campanha da Santa Casa de Bragança Paulista estão lotados. O mesmo acontece com os 46 leitos de UTIs, disponibilizados no Hospital Universitário, Santa Casa de Socorro e Santa Casa de Bragança Paulista.

Já os 20 leitos de enfermaria da UPA Vila Davi que no boletim de ontem apareciam com 35% de ocupação hoje têm taxa de ocupação de 45%. Vale lembrar, no entanto, que esses leitos são usados para estabilização de pacientes, até que os mesmos consigam uma vaga via CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde em outras unidades hospitalares.

Nas últimas 24 horas, subiu de 81 para 88 o número de moradores da cidade internados. Na segunda, eram 72. Dos 88 pacientes, 66 já tem confirmação de COVID-19. Além disso, 22 pacientes aguardam os resultados de exames.

MAIS MORTES

Além do aumento das internações e fila de espera, o boletim de hoje trouxe a confirmação de mais um óbito em decorrência da COVID-19.

A vítima é um senhor, de 69 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu na segunda-feira, 7.

Com isso agora são 420 mortes confirmadas desde o início da pandemia. Dessas, 101 mortes aconteceram de março até dezembro de 2020. Janeiro deste ano registrou 25 mortes, fevereiro 33, março 132, abril 83, maio 41 e junho já tem 5 mortes confirmadas até aqui.
Além disso, tem ainda mais 5 mortes em investigação. Duas já estavam contabilizadas no boletim de ontem. Outras três mortes suspeitas foram contabilizadas hoje e tem como vitimas três homens, de 55, 71 e 87 anos.

OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 39.992 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 240 notificações de casos suspeitos
  • 73. 168 testes realizados desde o início da pandemia
  • 100 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 19.385 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 17.062 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.
  • 1.837 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 121 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 66 pacientes positivos internados
  • 22 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 420 mortes confirmadas e 5 em investigação
  • 49.322 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 24.078 imunizadas com as duas doses.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *