Encerramento do mês da Luta Antimanicomial traz autora Daniela Arbex

Encerramento do mês da Luta Antimanicomial traz autora Daniela Arbex

Neste mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia realizou uma série de atividades para celebrar a Luta Antimanicomial, aproximando pessoas em sofrimento psíquico e a comunidade com a bandeira “Por uma sociedade livre de manicômios!” e lembrar que todos têm o direito fundamental a receber o cuidado em liberdade e a viver em sociedade.

Para o encerramento das atividades, a Prefeitura de Atibaia traz uma apresentação da jornalista, escritora e documentarista Daniela Arbex, autora do livro “Holocausto Brasieiro”, que retrata os maus-tratos da história do Hospital Colônia de Barbacena, através do depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do funcionamento do local.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




O livro foi eleito o melhor livro-reportagem do ano de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Artes e o segundo melhor livro-reportagem do Prêmio Jabuti, em 2014.

Arbex ainda é autora de outros títulos de sucesso como “Arrastados”, que traz os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil e “Todo Dia Mesma Noite”, que retrata a história da Boate Kiss.

O evento acontece nesta terça-feira (31) e tem início às 17h30, com o credenciamento e às 18h30 o cerimonial de abertura. As 19h haverá a apresentação do “Holocausto Brasileiro” e na sequencia, às 20h30, a sessão de autógrafos e venda de livros.

A entrada no Resort Bourbon é gratuita e as inscrições devem ser realizadas de forma online. 

LUTA ANTIMANICOMIAL

A Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, por meio do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *