Escola de Bragança recebe peça teatral que trata sobre inclusão

A Cia Truks está comemorando 35 anos e traz para Bragança Paulista nesta segunda-feira (7) a peça ‘Serei Sereia?’, sobre inclusão e acessibilidade. A aprensentação acontecerá em dois horários, às 10h30 e às 14h na E. M. Dinorah Ramos, que fica na Rua Agostinho Rosa, 260, no Bairro Cidade Planejada II.
A peça é uma adaptação do livro de Kely de Castro. A montagem inédita aborda questões urgentes sobre acessibilidade e inclusão, evidenciando as dificuldades diárias e os preconceitos, muitas vezes involuntários, que cercam as crianças com deficiência.
A apresentação é gratuita já que o projeto foi contemplado pelo edital Fomento CULTSP P N A B nº32/2024,.
‘Serei Sereia? ‘ conta a história de Inaê, uma menina cadeirante que, para enfrentar suas limitações e o preconceito, recebe de sua mãe, na forma de uma história, uma nova perspectiva: na verdade, ela é uma sereia e, por isso, jamais poderia andar como os humanos.
Ao nascer em nosso mundo, a sua linda cauda de peixe foi transformada em pernas, que não se adaptaram a essa nova condição. Assim, Inaê vive entre um mundo de fantasia, em que ela é a Princesa do Reino do Fundo do Mar, e a sua realidade, onde é uma criança cadeirante que, além das dificuldades diárias impostas pela falta de acessibilidade, também precisa enfrentar preconceitos.
A peça retrata tanto os desafios enfrentados por crianças com deficiência quanto o papel do imaginário infantil na construção da identidade e autoconfiança.
O espetáculo expõe preconceitos diretos e indiretos, muitas vezes perpetuados por desconhecimento, mesmo quando motivados por boas intenções. A apresentação vai além do entretenimento, abrindo espaço para reflexões sobre empatia, autonomia e os paradigmas da inclusão.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky