Escolas reabrem após as férias com 80% da capacidade
As férias estão acabando e com o avanço da vacinação contra COVID-19, a retomada das atividades presenciais nas escolas está liberada em todo o Estado de São Paulo desde que sigam as regras do Plano São Paulo de distanciamento, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras.
Com isso, tanto as escolas municipais como as estaduais e particulares podem funcionar com 80% da capacidade, respeitando 1 m de distância entre cada aluno.
Para permitir que escolas e o comércio funcionem com 80% da capacidade, o Governo do Estado levou em conta, entre outros fatores, a taxa estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19, que está em 54%. Vale lembrar, no entanto, que os leitos regionais de Bragança Paulista exclusivos para COVID-19 têm hoje, 100% de ocupação. Os leitos de enfermaria, por sua vez, estão com 96% da capacidade.
Outras medidas
Além de reabrir escolas com 80% da capacidade, o prefeito Jesus Chedid, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo promulgou o Decreto Municipal 3.697/2021, que vale a partir de domingo, 1º de agosto e vai até o dia 16 de agosto.
Com isso, os serviços classificados como essenciais, exercerão suas funções de acordo com seu respectivo alvará de funcionamento, limitando o atendimento presencial a 80% da capacidade. Para os que são considerados “não essenciais”, o funcionamento continua permitido desde que os estabelecimentos não excedam o novo limite de horário até a 0h.
As atividades religiosas também devem respeitar a capacidade máxima de 80% do espaço local, seguindo o distanciamento adequado entre os assentos, bem como todo protocolo sanitário recomendado.
Em todo o Estado, eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do Coronavírus.
100% LIBERADO
Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, o Governo do Estado planeja avançar da Fase de Transição para a Etapa de Retomada Segura a partir de 17 de agosto. A partir de então, os estabelecimentos poderão operar com 100% de sua capacidade. A medida também valerá para as escolas.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Em Pauta.
No Em Pauta, diariamente você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,
Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta