Esgoto no Lago do Taboão foi a causa da morte de peixes

Esgoto no Lago do Taboão foi a causa da morte de peixes

No final do mês de novembro de 2022, centenas de peixes mortos foram encontrados no Lago do Taboão, em Bragança Paulista. Na ocasião, fotos foram registradas na cabeceira da Praça Jan Thomaz Bata e também na outra extremidade do Lago, perto do Parque da Magia.

Após o fato, a Prefeitura de Bragança contratou a empresa terceirizada KZ Análises Químicas, que realizou mais uma bateria de coletas de água no Lago do Taboão. As coletas aconteceram em alguns pontos do lago.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A ação foi acompanhada pela reportagem do Em Pauta e pela a secretária municipal de Meio Ambiente em exercício, Carolina Mourão, que, informou que alguns peixes mortos também foram coletados e encaminhados para estudos de Toxicologia Animal em Laboratório de Microbiologia e Parasitologia de Organismos Aquáticos.

No mês de dezembro, os laudos foram concluídos e vieram a público nesta segunda-feira (16). A reportagem do Em Pauta apurou com a secretária municipal de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk que as análises apontaram a presença de esgoto do Lago do Taboão, o que teria ocasionado a morte das centenas de peixes.

De acordo com Nádia, a Prefeitura está contratando uma nova análise química, para ser realizada nas próximas semanas, possivelmente ainda em janeiro e desta forma constatar se foi um problema pontual naquela época ou se trata de um despejo irregular contínuo, que perdura até o momento. E se outras medidas mais amplas precisam ser tomadas pela secretaria do Meio Ambiente na região.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




3 comentários sobre “Esgoto no Lago do Taboão foi a causa da morte de peixes

  1. certamente essa administracao nao fara nada…e esgoto das mansoes que ali rodeiam..entao pode…se fosse aqui no toró…os pobres ja teriam sido penalizados…

  2. Não entendo como um problema sério que pode afetar o meio ambiente e a saúde pública, demora tanto pra saber o qur fazer . Do meio de novembro até janeiro. ? São dois meses e nada .foi concluído ou providenciado????

  3. ai se fosse na penha aiaiai a multa ambiental ja teria pego os pobres! mas esquecam é a administracao chedid esqueci. lago e prioridade e privilegios. pode som alto. comercios..esgotos e obras a td momento…se fosse aqui na penha era policia e meio ambiente td hora tentando nos pegar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *