Estado confirma concessão e pedágios em rodovias da região

A novela da duplicação das rodovias Capitão Bardoíno, que liga Bragança Paulista à Socorro, e Alkindar Monteiro Junqueira, que liga Bragança Paulista à Itatiba, ganhou um novo capítulo: o Governo do Estado de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (20) a concessão das rodovias e a consequente duplicação, bem como a implantação de pedágio.
A confirmação da concessão das rodovias para a iniciativa privada foi feita pelo secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini.
ENCONTROS NA REGIÃO
O secretário do governador Tarcísio de Freitas esteve durante a semana em algumas cidades da região, como Serra Negra, Pedreira, Amparo e Socorro, para tratar da concessão das rodovias da região.
Em Pinhalzinho, por exemplo, ele foi recebido pelo prefeito Tião Zanardi e pelo deputado federal Saulo Pedroso. “A duplicação da Capitão Bardoíno é uma reivindicação histórica da nossa região, que há muito tempo espera por essa melhoria. Essas obras trarão mais segurança, mobilidade e oportunidades para a população e o setor produtivo, impulsionando o desenvolvimento do interior”, destacou o deputado Saulo Pedroso.
Na manhã desta quinta (20), Rafael Benini esteve no gabinete do prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid e, após o compromisso, conversou com o Em Pauta.
“A gente veio aqui conversar com o prefeito Edmir Chedid sobre a nova concessão do Circuito das Águas. Uma concessão que abre consulta (pública) hoje e vai até o dia 21 de março”, disse.
“Vai ter audiências públicas na semana de 10 a 14 de março. Então a gente veio discutir aqui o que a gente está propondo nessa nova concessão, que começa o ano que vem”, disse.
Durante a reunião, além da duplicação da Capitão Bardoíno até Pinhalzinho e a duplicação da Bragança-Itatiba, também foi tratada a construção da Perimetral de Bragança Paulista, para desafogar o trânsito das vias locais.
“Hoje Bragança é um nó logístico dentro do Estado, do escoamento de produção agrícola e também do turismo, do acesso ao Circuito das Águas. Então a Prefeitura tem alguns projetos no seu Plano Diretor, que eles apresentaram para a gente e a gente vai tentar incorporar dentro da concessão”, acrescentou o secretário.
PRAZOS
Após as audiências em março, Rafael Benini informou que deve voltar a Bragança Paulista para apresentar os resultados das discussões e o que conseguirá incorporar no projeto. “Em maio a gente publica o edital para fazer o leilão no terceiro trimestre, assinar o contrato ainda este ano e a nova concessionária assume a partir de 14 de abril do ano que vem. Então, dentro do cronograma de obras, a gente espera que as obras comecem em 2027 e terminem em 2032”, acrescentou.
Com a concessão, as rodovias que serão duplicadas e melhoradas devem receber pedágios. “A gente vai colocar pórticos de cobrança. Esses pórticos de cobrança são com valores entre R$1,00 e R$3,00. Então não são cobranças excessivas, mas a melhoria que vai ter na rodovia, a melhoria de fluidez, tenho certeza que o usuário vai acabar sendo beneficiado por isso”, disse o secretário.
ONDE FICARÃO OS PEDÁGIOS?
O Em Pauta questionou se já estão definidos os locais de instalação, e Rafael Benini disse que não. “Ainda não tem um lugar definido. É um lugar que a gente quer ouvir a população. Mas a nossa ideia é a cobrança justa. Então assim, eu vou cobrar quem vai de uma cidade para outra”, finalizou.
O prefeito Edmir Chedid também falou sobre a concessão da rodovia e lembrou que a duplicação chegou a ser licitada no governo anterior. “A licitação que tinha entre Bragança e Socorro, o DER, vai anular. A Justiça demorou muito, foi difícil esperar todo esse tempo para a justiça definir se ia fazer, quem era o ganhador da obra”, disse.
FIM DA NOVELA?
Apesar da expectativa de que as obras comecem só em 2027, o prefeito acredita que, enfim, a novela chegará ao final. “Fui deputado durante 32 anos, trabalhando muito por essa estrada, pelas estradas da região inteira. Todos os governadores prometeram e acabaram não cumprindo o compromisso que eles tinham com a nossa região. Espero que o atual governador, mesmo que por outra metodologia, o faça. Nós não aguentamos mais. Eu mesmo tive uma sobrinha que perdeu a vista, perdeu um globo ocular no acidente na SP-08, horrível. Quarenta dias desacordada. Eu senti na carne o problema”, acrescentou.
Para evitar acidentes e desafogar o trânsito em pontos urbanos, Edmir Chedid ressaltou que são necessárias intervenções urgentes. “Enquanto não vem a duplicação da estrada, nós precisamos resolver o trevo do Parque dos Estados, o trevo de Tuiuti. Precisamos fazer obras”, disse.
Diante da urgência de intervenções, o prefeito solicitou a municipalização de trechos urbanos de vias estaduais que cortam o município.
Sobre a possibilidade de implantação de pedágios em caso de construção também da Perimetral, Edmir Chedid ressaltou que os estudos são para que os pedágios sejam implantados fora do perímetro urbano. “Se cobrar um pedágio razoável, de R$ 1,00, R$ 1,50, pela Perimetral, acho que vale a pena para qualquer um se locomover mais rápido. Mas isso não ficou decidido ainda”, afirmou.
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