Estáticas de julho mostram aumento de roubos de 53% e furtos de veículos de 150% comparando com junho

Com a onda de roubos e furtos registrados desde o início de agosto, muito têm se falado em estatísticas policiais.

Elas são feitas pela Secretaria de Segurança Pública com base nos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil e são disponibilizadas mês a mês no site:  http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica

Antes de começar a falar sobre os números, vamos explicar diferenças básica entre furtos e roubos. Furtos são os crimes, em que o ladrão leva algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela.  Se houver contato com a vítima, violência ou ameaça, é roubo.

No mês passado, o Bragança Em Pauta que sempre acompanha as ocorrências e as atividades policiais, havia divulgado um comparativo do primeiro semestre de 2016 com o primeiro semestre de 2017 e o cenário mostrava um aumento de roubos de carga, estupro e homicídios e redução de furtos e roubos, comparando 2016 com 2017. Relembre: http://bragancaempauta.com.br/estatisticas-policiais-homicidios-e-estupros-aumentam-furtos-e-roubos-diminuem/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



O quadro praticamente se mantém com a divulgação dos dados de julho. Se comparamos os casos de homicídio entre janeiro e julho de 2016 e janeiro e julho de 2017 temos o mesmo número: 7 ocorrências.

Entre janeiro e julho de 2016 foram registrados ainda 17 estupros. Este ano, são dois a mais: totalizando 19.

Os roubos de carga por sua vez aumentaram no comparativos dos primeiros sete meses do ano, de 12 casos em 2016, para 17 este ano.

Na mesma matéria, divulgada no mês passado, já havíamos divulgado a redução de ocorrências de roubo, roubos de veículos, furtos e furtos de veículos, comparando com o ano anterior.

Apesar das quedas nos números comparativos dos sete primeiros meses a sensação de insegurança da população é bem maior agora e pode ser sentida nas ruas, nas rodas e conversa e nas redes sociais e mais do que isto, é justificada também com os números.

Deixando de lado o ano anterior e analisando os dados apenas deste ano, ao fazer um comparativo mensal, de junho e julho de 2017, os números, nos mostram uma luz vermelha: alguns índices estão subindo.

O município registrou  um aumento significativo nos roubos de julho para julho, passando de 26 casos para 40 ocorrências, ou seja, aumento de 53% dos casos.

Os roubos de veículo também subiram de 3 para 4 casos.

Os furtos em geral, por sua vez, no comparativo de junho e julho, diminuíram de 173 para 150 casos, uma redução de 13%.

Os furtos de veículos subiram de 6 para 15, ou seja, aumento de 150%.

Vale lembrar, que nestes números ainda não estão computados os roubos às residências no Jardim Santa Helena, Residencial das Ilhas, e Jardim Europa, nem a série de roubos contra mulheres registradas em diversos bairros da cidade, ou os furtos recentes aos comércios porque aconteceram no mês de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *