Estudantes de medicina reclamam que não foram vacinados

Estudantes de medicina reclamam que não foram vacinados

No próximo dia 18, alunos de medicina da Universidade São Francisco (USF) retornam do recesso e aqueles que estão nos dois últimos anos da faculdade irão realizar seus estágios em Unidades Hospitalares, Postos de Saúde e UPAs, entre outros locais de atendimentos médicos. Cerca de 80% da carga horária, refere-se a estes atendimentos práticos.

Preocupados com a situação pandêmica na Região Bragantina, eles entraram em contato com a reportagem do Em Pauta, queixando-se de ainda não terem recebido a primeira dose da vacina contra COVID-19, assim como já ocorreu com outros profissionais da área da saúde, que atuam nestes mesmos locais.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A aluna Ana Laura, está no 12° semestre conta como é a rotina de trabalho: “Ficamos de segunda à sexta das 8h às 17h, além dos finais de semana em regime de plantão no próprio HUSF. E agora terá também o plantão noturno”, disse.

De acordo com ela, os alunos podem se recusar a atender pacientes com COVID-19, mas isto é inviável em um ambiente hospitalar, pois o paciente pode não saber que está infectado.

Outra aluna, Giovanna, também do 12° semestre, diz que “a orientação da faculdade desde o início é para não atendermos queixas gripais, e por isto, estão usando isso junto à Secretaria de Saúde, para que nós não sejamos prioridade para vacinação”.

Todavia, ela conta que na prática, acabaram tendo contato com pacientes com COVID-19. “Desde que voltamos em junho, cada aluno teve ao menos um contato com paciente com queixa ou confirmado”, disse.

O QUE DIZ O PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO?

No Anexo I, disponível nas páginas 71 e 72 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra COVID-19, consta no grupo “Trabalhadores da Saúde”, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

O QUE DIZ O HUSF?

Um dos principais locais onde os estudantes da USF realizam o internato hospitalar, é o Hospital Universitário São Francisco (HUSF).

A diretoria informou por meio de sua assessoria, que encaminhou uma listagem completa à DIVE (Divisão de Vigilância Epidemiológica), solicitando 621 doses para alunos e professores atuantes no Hospital e ainda não obteve retorno quanto à liberação das doses.

No site da Prefeitura, na aba destinada a dar publicidade a todas as pessoas que já foram vacinadas em Bragança Paulista, consta que o HUSF vacinou 830 colaboradores com a 1° dose da CoronaVac e outros 461 com a 1ª dose da AstraZenica.

SECRETARIA DE SAÚDE AFIRMA QUE HUSF DEVOLVEU DOSES

O Em Pauta entrou em contato também com a Secretaria Municipal de Saúde, para saber se existe uma previsão da liberação das doses extras aos estudantes, já que outros setores já receberam a primeira dose.

Por meio de nota, a pasta informou que a previsão de imunização dos estudantes de medicina que atuam em Unidades de Saúde é “quando recebermos novas doses”.

Segundo a Secretaria, foram disponibilizados especificamente ao HUSF, 1.600 doses de vacinas e 1.250 foram utilizadas, as demais devolvidas. Na planilha consta o número de 1.291 doses aplicadas.

Esta solicitação para doses aos estudantes teria sido realizada em 1° de fevereiro, segundo a Prefeitura.

UNIVERSIDADE TAMBÉM SE MANIFESTA

O Em Pauta ouviu também a Universidade São Francisco, que enfatizou que segue todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista.

Neste sentido, encaminhou a lista com a relação dos estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo que atuam no HUSF e demais cenários de estágio de saúde pública e formalizou junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a solicitação da previsão e atenção especial para a vacinação dos acadêmicos da área de saúde em estágios e internato médico, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização.

Ainda de acordo com a Universidade, os estágios em cenários de saúde ocorrerão de forma gradual e escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários, com distribuição de EPI’s para os estudantes e colaboradores. E o estudante pertencente a grupo de risco ou que manifestar desconforto emocional para estar atuando nos cenários de estágio terá que realizar reposição da carga horária, para fins de complementação de formação e cumprimento dos componentes curriculares previstos.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Já para conferir a lista de pessoas vacinadas no município acesse: https://bragancaempauta.com.br/confira-aqui-lista-atualizada-de-vacinados-em-braganca-contra-covid-19/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *