Estupros e furtos de veículos aumentam; roubos caem

Estupros e furtos de veículos aumentam; roubos caem

A Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo divulgou as estatísticas de segurança pública em todo estado, incluindo Bragança Paulista, no 1° trimestre de 2024.

Entre os principais delitos, Bragança Paulista registrou aumento nos casos de estupro e estupro de vulnerável, roubo de veículo e furto de veículo. Já as quedas foram em homicídio e roubo em geral.

Com relação aos homicídios, não foram registrados casos no 1° trimestre de 2024. Mas na sequência deste período, casos foram registrados em Bragança de devem constar na atualização dos dados do 2° trimestre. O número de tentativas de assassinato foi 3 vezes maior no período analisado.

A comparação realizada pelo Em Pauta refere-se ao mesmo período do ano passado.

ESTUPROS 

O índice que mais apresentou aumento em Bragança Paulista foi o de estupros. Foram 15 casos no 1° trimestre de 2023, sendo 2 estupros e 13 estupros de vulneráveis e 30 casos no 1° trimestre de 2024, sendo 6 estupros e 24 estupros de vulneráveis. Portanto, um aumento de 100% no total de casos.

ROUBOS

Com relação aos roubos, houve queda nos roubos em geral ( – 28%) e aumento específico no roubo de veículos ( + 25%). Os roubos gerais caíram de 59 casos no 1° trimestre de 2023 para 42 registros no 1° trimestre de 2024. E os roubos de veículo aumentaram de 8 para 10 casos nos dois períodos.

FURTOS

Já nos furtos houve aumento, tanto nos furtos gerais, quanto no furto de veículos. Nos dados gerais, foram 332 furtos no 1° trimestre de 2023 e 352 furtos no 1° trimestre de 2024, um aumento de 6%. Já os furtos de veículos aumentaram de 26 casos no período de 2023 para 49 em 2024, portanto, um significativo aumento de 88%.

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado brasileiro. Ou seja, é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

Foto: Arquivo SECOM

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *