EXCLUSIVO: Com hospitais lotados, Bragança tem 14 pacientes internados fora

EXCLUSIVO: Com hospitais lotados, Bragança tem 14 pacientes internados fora

Os leitos de UTI SUS e de enfermaria regionais em Bragança Paulistão estão há uma semana com 100% de ocupação. As mortes não param de acontecer e o avanço da pandemia preocupa. O prefeito Jesus Chedid, entrou em contato com a reportagem na noite de sábado, 27 e informou que terá novamente uma reunião hoje com o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19 e estuda implantar novas medidas restritivas. Ele pediu colaboração da população para que evite aglomerações neste momento de pico da pandemia.

O Em Pauta, há uma semana vem cobrando da Prefeitura transparência sobre o número de pacientes transferidos para outras cidades e ocupação de leitos particulares e convênios na cidade, a fim de poder alertar a população sobre a real situação dos hospitais em Bragança Paulista.

Após contato com o prefeito Jesus Chedid, finalmente a Secretaria de Saúde abriu os números: ao todo são 14 pacientes de Bragança Paulista internados em outras cidades.

Os dados apresentados hoje são da quarta-feira, 24, ocasião em que Bragança Paulista registrava um total de 55 internações, sendo 30 são pelo SUS e 25 e pacientes de convênios. Ao todo, 29 já tinham confirmação da doença e 26 aguardavam resultados dos exames, sendo que 17 estavam em leitos de UTI e 38 em leitos de enfermaria.

Dos 55 internados, 14 estão fora de Bragança Paulista, devido à falta de vagas, sendo 2 em UTI e 12 em leitos de enfermaria.

Mais vagas

O número de internações fora de Bragança Paulista de pacientes de convênio e SUS demonstra que a Prefeitura não tem como contratar mais leitos no município para atender pacientes SUS, já que não há espaço físico nem disponibilidade de equipe médica. “Não há possibilidade de contratação, pois cada serviço de saúde está com sua capacidade máxima”, informou a Prefeitura, que ressaltou ainda que os pacientes SUS serão colocados no sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, do Governo do Estado, para serem atendidos em outras cidades que tenham vaga.

Diante dos números a Secretaria de Saúde entende que as medidas da Fase Laranja são bem mais restritivas que a Fase Amarela e ressalta que estão com a equipe de fiscalização ampliada, para que possam fiscalizar mais.

“Houve intensificação do carro de som nas ruas da cidade, informando que ainda estamos em pandemia, solicitando aos jovens para não promover e nem participarem de aglomerações. Além disso, estamos fazendo a divulgação nas redes sociais chamando atenção do público jovem, sendo a faixa etária que mais se contamina e a que mais participa de festas clandestinas”.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *