Exposição fotográfica abre programação 2023 da Casa Lebre

Exposição fotográfica abre programação 2023 da Casa Lebre

Neste sábado (25) a Casa Lebre – espaço cultural localizado no Jardim São José, em Bragança Paulista, inicia a programação 2023 com a exposição gratuita ‘Superfície da Memória’, com obras de Shel Almeida e Renata Theodoro.

Os dois trabalhos documentais olham para o presente em registros da cidade e de seus habitantes. Enquanto Shel Almeida, fotógrafa e jornalista, resgata memórias urbanas por meio de registros da arquitetura e, em muitos casos, do que resta dela, Renata Theodoro, jovem fotógrafa, captura instantes que revelam as histórias de seus vizinhos de bairro, na Vila Bianchi, em Bragança Paulista.



A exposição fotográfica tem início às 20h. Shel Almeida trará fotografias que enquadram ruínas da arquitetura, que, de acordo com ela, não tem “nenhum apego à memória”, quando proprietários imobiliários põem abaixo edifícios antigos para construir novos que atendam melhor às suas necessidades. A jornalista denuncia o desapego e atropelo da indústria imobiliária à história.

Já Renata Theodoro se aproxima da memória apresentando dois ensaios: em “Dona Maria”, ela pede licença e conduz para dentro da casa de uma senhora. Depois de sua morte, Dona Maria tem seu “lar” depositado na rua. Este ensaio nos provoca e nos faz querer conhecer mais da história e também aproxima da reflexão sobre a brevidade da vida e o vazio dos objetos que nos cercam. Seu outro ensaio parte da gentileza de senhores e senhoras que se deixaram retratar. Em zoom, essas fotografias evidenciam as marcas que cada um carrega em sua pele, notamos o tempo alongado nas pregas de sabedoria acumuladas em mãos e rostos.

CURADORIA

A curadoria da exposição é de Martín Zenorini e Helena RR. Martin é fotógrafo, autorretratista, com especialização em fotografia de parto, fotografia de cinema e direção de fotografia. É produtor audiovisual, além de ativista da luta LGBTQIA+. Produziu os documentários “Diversidade Interiorana” e “Vivência trans interiorana e mercado de trabalho”. Helena é designer e produtora cultural. É idealizadora e gestora do espaço cultural Casa Lebre. Apoia e desenvolve projetos que estimulam o pensamento, a criação e a experimentação. Atua em Bragança Paulista desde 2013.

ONDE FICA?

A exposição Superfície da Memória fica em cartaz até 18 de abril. A visitação, gratuita, acontece de terça à sábado, das 14h às 20h. A Casa Lebre fica na Rua Nicola Ortenzi, n° 104, no Jardim São José, em Bragança Paulista.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no
 Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *