Exposição Fotográfica em outdoor vai de 15 a 28 de março

Exposição Fotográfica em outdoor vai de 15 a 28 de março

Começa esta segunda, 15, e vai até o dia 28 de março, em Bragança Paulista, a exposição fotográfica #PerspectivasUrbanas, da jornalista Shel Almeida. O suporte para a exposição são seis outdoors, quatro deles localizados na Av. Norte Sul e outros dois na Av. Salvador Markovicz.

O projeto é um desdobramento de outro trabalho da fotógrafa, Caminhando pela Cidade, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e também resultou em uma exposição, na USF (Universidade São Francisco), realizada em 2018.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Além das fotos que poderão ser vistas pelo público sem precisar sair do carro, a exposição também conta com um site, em que serão disponibilizadas mais imagens.

O site “Em Demolição” entra no ar também no dia 15 de março, assim como os outdoors. O endereço é www.shelalmeida.com.br

Além da fotógrafa e jornalista Shel Almeida, autora das imagens, o projeto conta também com curadoria da também fotógrafa Vanessa Zenorini, edição de imagens de André Almeida e design e produção do site por Laura Chaile. A ideia de criar uma exposição em outdoors foi de Daniela Verde.

De acordo com a jornalista, “a escolha de apresentar o trabalho neste formato é uma provocação ao fato de que, em geral, as pessoas notam a cidade apenas pela janela do carro”.

Além disso, o intuito do projeto é questionar a falta de atenção aos detalhes da  cidade em que se habita e, ao mesmo tempo, trazer às pessoas a sensação de pertencimento por meio de memórias urbanas em forma de registro fotográfico documental.

Para a curadora, Vanessa Zenorini, “Perspectivas Urbanas é um manifesto através da fotografia, é uma provocação a memórias, que um dia deixarão de existir. É sobre olhares, formas e possibilidades”.

Fotos antiga Santa Basilissa

Entre as fotos apresentadas, estarão imagens da demolição recente do prédio da antiga fábrica Santa Basilissa. Para a fotógrafa Shel Almeida, a escolha por incluir essas imagens na exposição foi para aproveitar o momento e discutir patrimônio. “A primeira coisa que me veio à mente quando eu soube da demolição foi de que eu precisava ir até lá fotografar, Incluir as fotos neste trabalho, foi algo que decidi, em um segundo momento, junto com a Vanessa”.

Além da exposição, também com a intenção de aproveitar o momento e levantar o debate a respeito de patrimônio, a jornalista Shel Almeida estará, no dia 22 de março, conversando sobre o assunto com o especialista em Gestão e Políticas Culturais, Ivan Montanari, com a historiadora Lilian Godoy e com o arquiteto Eduardo Kosovicz.

O bate papo acontece ao vivo às 19h30, pelo facebook do Edith Cultura, no link:  https://www.facebook.com/edith.cultura

O projeto #PerspectivasUrbanas é um dos projetos de Bragança Paulista, contemplados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *