Fábio Nascimento confirma viagem durante votação do IPTU

Fábio Nascimento confirma viagem durante votação do IPTU

A ‘novela’ envolvendo a tentativa de revogação de trecho da Legislação Municipal do IPTU, que gerou o aumento do imposto para parte da cidade, ganhou mais um capítulo nos últimos dias.

O vereador Fábio Nascimento (Republicanos), que já manifestou apoio ao Projeto de Lei Complementar, confirmou durante reunião da Comissão de Finanças da Câmara Municipal que deverá se licenciar do cargo para realizar uma viagem com sua família em pleno período de expediente do Legislativo.

Vale lembrar que, em Bragança Paulista, a Câmara Municipal já possui o recesso de dezembro e também o de janeiro. Portanto, caso se confirme a viagem de Fábio Nascimento, ele se ausentaria das atividades legislativas pelo período de 90 dias no ano. Ao contrário do recesso de dezembro e janeiro, em caso de licença, ele não será remunerado no período.

VIAGEM À EUROPA

“Se tivesse ocorrido o trâmite todo certo, o meu voto seria pela revogação do IPTU. Se colocar em pauta no dia 6, que eu vou estar aqui, eu voto pela revogação do IPTU. Agora eu tenho uma viagem marcada para a Europa, agora no dia 10… Se esse projeto ainda não foi votado na Casa, não foi porque os 10 não votaram. Estou vendo as condições para tentar anular essa viagem minha. Mas quero deixar claro aqui que, se tivessem em votação, eu teria votado pela revogação do IPTU”, afirmou o vereador.

Quando questionado pela reportagem do Em Pauta se iria se licenciar do cargo, Nascimento disse: “Vou me licenciar do cargo se eu for fazer a viagem. Eu estou vendo a programação pra anular a viagem, aí viria para votação”.

COMO FICAM OS VOTOS?

Caso se confirme a licença do vereador Fábio Nascimento, pode ocorrer uma mudança na composição dos votos do PLC nº 8/2025. Os autores são os vereadores Bruno Sucesso, Cláudio Coxinha, Gabriel Gomes Curió, Mauro Moreira, Miguel Lopes e Quique Brown. Portanto, 6 votos favoráveis ao projeto.

Outros 4 parlamentares já se manifestaram publicamente também favoráveis e, inclusive, assinaram requerimento solicitando a urgência da votação. São eles: Fabiana Alessandri, Fábio Nascimento, Jocimar Scotti e Juninho Boi. Portanto, somados aos 6 vereadores autores, haveria o número de votos necessários — 10 votos — para aprovação do PLC da revogação do IPTU.

SUPLENTE DE FÁBIO NASCIMENTO

No cenário do licenciamento do vereador Fábio, que pertence ao partido Republicanos, quem assumiria o cargo é o 1° suplente do partido, Marcos Roberto dos Santos. Ele é o atual secretário de Ação e Desenvolvimento Social do governo Edmir Chedid. Portanto, poderia haver mudança no quadro de votos. Até o momento, Marcos Roberto não confirmou se irá assumir a cadeira no Legislativo. Caso não o faça, os próximos suplentes podem ser acionados.

VOTO ESTRATÉGICO

Ainda na hipótese da ausência de Fábio Nascimento e a falta de um voto para se chegar aos 10 votos necessários, a ‘bala de prata’ estaria nas mãos do vereador Sidiney Guedes, que pertence historicamente ao Grupo Chedid, mas afirmou que iria votar favoravelmente ao projeto de revogação. “O meu voto é favorável ao projeto. Da bancada do meu partido, o PRD, que sou eu, Sidiney Guedes, e a vereadora Missionária Pokaia, nós vamos votar favoráveis a esse projeto”, disse em um vídeo publicado nas mídias sociais.

VOTAÇÃO SE APROXIMA

O PLC está em tramitação na última comissão necessária, a de Finanças, e aguarda o parecer da vereadora relatora, Fabiana Alessandri, para, na sequência, ir ao plenário para discussão e votação. Fabiana prometeu entregar o parecer na quarta-feira (7). Após isso, cabe ao presidente Tião do Fórum pautar a votação.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *