Pedra Grande fica fechada neste e no próximo final de semana

Devido à piora nos indicadores da COVID-19, o governador João Doria decretou fase vermelha em todo o Estado de São Paulo, nos finais de semana e, nos dias úteis, após as 20h e até as 6h.

Com isto, tanto o Parque Edmundo Zanoni como o Parque Natural Municipal da Grota Funda, ambos em Atibaia, ficarão fechados nesses dois finais de semana. Também seguem fechados nos dois finais de semana o Parque Estadual do Itapetinga e o Monumento Natural Estadual (MONA) da Pedra Grande.

A medida também vale para a Pedrinha, outro ponto de visitação que faz parte do MONA Pedra Grande.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Além disso, segundo a Prefeitura de Atibaia, estão cancelados também, pelo menos nestes dois finais de semana, a Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural, que é realizada aos sábados na Praça Santa Helena.

A ideia é evitar circulação e aglomeração de pessoas e consequentemente do vírus. Atibaia tem hoje 101 mortes confirmadas para COVID-19 desde o início da pandemia, além de três em investigação. Atualmente, aliás, o município chegou no pico de internações. São 68 moradores de Atibaia internados por causa da COVID-19 atualmente.

Monumento Natural Estadual da Pedra Grande

Localizada entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, a Serra do Itapetinga estende-se pelos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Mairiporã.

O corredor ecológico abriga uma diversidade de animais e plantas silvestres, como as características amarílis, bromélias e orquídeas, e algumas espécies raras e endêmicas como a rã-grande-de-corredeiras (Megaelosia boticariana) e a rhipsalis (Rypsalis spinescens). O nome é de origem tupi e significa pedra (“ita”) branca (“tinga”), referindo-se à cor original das rochas que afloram na região.

A atração mais famosa é a Laje da Pedra Grande, um afloramento granítico com cerca de 500 milhões de anos bastante procurado por praticantes de esporte de aventuras, como voo livre, rapel e trekking.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 55.662/2010, o MONA Pedra Grande foi o primeiro monumento natural criado no estado de São Paulo e, como as demais unidades de conservação de São Paulo, é administrada pela Fundação Florestal. Devido à intensa visitação – o MONA da Pedra Grande chega a receber entre 60 a 80 mil visitantes por ano.

É uma das maiores visitações se comparada a outras unidades de conservação do estado.

Diante disto, a Prefeitura de Atibaia pede para que trilheiros, adeptos do voo livre e outras modalidades de esportes, assim como visitantes e turistas em geral, respeitem o fechamento temporário e não tentem acessar os parques ou o MONA Pedra Grande enquanto vigorar a fase vermelha do Plano São Paulo.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *