Febre Maculosa: Bragança investiga 3 casos suspeitos

Febre Maculosa: Bragança investiga 3 casos suspeitos
Foto: Ministério da Saúde

Ontem (29), o Em Pauta divulgou que a Secretaria de Saúde de Atibaia está investigando três casos suspeitos de febre maculosa no município. Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Saúde de Bragança informou que também investiga três casos suspeitos no município.

De acordo com a pasta, estes três casos que estão em investigação não precisaram de internação hospitalar. E nenhum caso confirmado foi registrado até o momento em Bragança. Atibaia esclareceu ainda que outros dois casos já foram descartados. Ou seja, no total foram realizadas cinco notificações em 2023 no município vizinho.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



SINTOMAS

Os principais sintomas são: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem e se tornam salientes. Quem tiver os sintomas deve procurar uma unidade de saúde, com urgência.

A DOENÇA

A Febre Maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).

As regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *