Feira Livre permanecerá no Posto de Monta e terá ônibus grátis

Feira Livre permanecerá no Posto de Monta e terá ônibus grátis

Por causa da pandemia da COVID-19, em abril do ano passado, a Prefeitura de Bragança Paulista mudou a tradicional Feira Livre de quarta-feira, da Passarela Chico Zamper, na Avenida dos Imigrantes, para o Posto de Monta. O que era para ser temporário, no entanto, parece não ter mais volta apesar de várias manifestações contrárias e promessa no plano de governo do prefeito Jesus Chedid.

De acordo com nota divulgada hoje, 21, pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bragança Paulista, a Administração Municipal anunciou que haverá ônibus grátis, interligando o centro ao Posto de Monta, local definitivo da feira. “O pedido da Prefeitura à concessionária atende a solicitações dos feirantes e da população. Havia reclamações referentes à distância entre o antigo endereço da feira, na Avenida dos Imigrantes, e o Posto de Monta, local definitivo”, diz a nota.

A implantação de ônibus grátis, em caráter experimental, tem prazo de 30 dias. Caberá a JTP Transportes, empresa concessionária do transporte coletivo do município, colocar em funcionamento uma linha gratuita, às quartas-feiras, entre 7h e 12h30, com intervalo de 45 minutos entre cada partida.

Com essa medida, pelo menos nos próximos 30 dias a feira permanece onde está e segundo a Secretaria de Comunicação, lá ficará definitivamente.

 

Foto: Reprodução Facebook da Prefeitura
MUDANÇA PARA O POSTO DE MONTA

Quando a feira mudou para o Posto de Monta, no início da pandemia, a ideia era controlar e limitar a entrada do público, promovendo aferição de temperatura, na entrada do recinto. Na época, podiam funcionar apenas as barracas de frutas e verduras.

Com o passar do tempo, a quarentena foi ganhando regras novas em todo o Estado de São Paulo e as barracas de alimentação como, por exemplo, de pastel e caldo de cana, também foram liberadas, em um primeiro momento, sem consumo no local. Depois, com consumo liberado, em mesas espaçadas.

As barracas que vendem roupas e outros objetos, foram as últimas a serem liberadas.

RECLAMAÇÃO DE FEIRANTES, USUÁRIOS E VEREADORES

A realização da Feira no Posto de Monta divide opiniões. De um lado, quem acha o local mais adequado, por causa da estrutura e do fato do trânsito de uma das mais importantes vias da cidade não ter que ser interrompido às quartas-feiras.

Do outro, permissionários, que reclamam que vendem menos no local e frequentadores que reclamam das dificuldades de acesso.

O tema inclusive foi discutido ontem, 20, pelos vereadores. O vereador Marcos Roberto, ressaltou que conversou com os feirantes e pediu o retorno da Feira Livre para o Lavapés. Uma sugestão, apresentada é levar a feira para a rua que recentemente foi aberta e asfaltada entre o Campo de Legionários e Praça do Matadouro.

“Os donos das barracas almejam muito voltar no bairro do Lavapés”, disse o vereador José Gabriel, que ressaltou que além de estrutura é necessário ter consumidor e que no Bairro do Lavapés o acesso do público é maior.

A vereadora e presidente da Câmara, Gi Borboleta, ressaltou que como ex-secretária de Agronegócios, foi uma das responsáveis pela mudança da feira para o Posto de Monta. “O Posto de Monta é adequado, porque tem espaço adequado, banheiro e estacionamento. Nós tivemos que colocar a Feira Livre no Posto de Monta por conta da pandemia porque o movimento era muito grande. Foi uma maneira para que não tivéssemos que suspender a feira”, disse.

Ela ressaltou, no entanto, que entende o pedido dos feirantes quanto a melhorias no estacionamento e ônibus no local e que espera que “assim que possível possa retornar para o Lavapés”. Ela inclusive, ressaltou que fazia parte do Plano de Governo do prefeito Jesus Chedid, implantar a feira na via lateral do Legionários. Na época da campanha eleitoral de 2020, a feira já estava no Posto de Monta por causa da pandemia.

O vereador Natanael Ananias, acrescentou que a feira no Posto de Monta tem gerado grande prejuízo aos feirantes. “Alguns já desistiram porque não se torna competitivo estar no Posto de Monta”, disse ele.

Reprodução Plano de Governo 2020 de Jesus Chedid

 

ESTACIONAMENTO E TRAJETO DAS LINHAS

Além de ônibus grátis até o Posto de Monta a Prefeitura de Bragança Paulista também autorizou que os frequentadores da Feira Livre possam estacionar na área interna do Posto de Monta. O estacionamento foi liberado e o acesso é pelo segundo portão (abaixo do portão principal).

O ônibus sairá do Terminal Rodoviário Urbano João Sólis Garcia (Rodoviária Velha) seguirá pela Avenida Antônio Pires Pimentel até o bairro do Lavapés, retornará pela Avenida Antônio Pires Pimentel e subirá a Avenida Dr. José Adriano Marrey Júnior até Alameda XV de Dezembro, finalizando o trajeto na Rua Dr. Vicente Maurício Arico, nas proximidades do Posto de Monta.

Na volta, os usuários pegarão o ônibus na Avenida Dr. José Adriano Marrey Júnior seguirão pela Avenida Antônio Pires Pimentel até o Lavapés e em seguida até o Terminal Rodoviário Urbano.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, ou seja, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *