Festa do Peão segue sem empresa definida a um mês do evento

Festa do Peão segue sem empresa definida a um mês do evento

Programada para começar em 24 de abril, ou seja, daqui a um mês, a Exposição Agropecuária e Festa do Peão de Boiadeiro ainda não tem empresa responsável definida.

Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Bragança não havia publicado no Imprensa Oficial nem em seu Portal da Transparência o contrato com a empresa MDPM Promoções Artísticas Ltda, do empresário Marcos Pacheco, classificada em primeiro lugar no Leilão Público nº 01/2026.

O procedimento que autoriza o uso do espaço público para a realização do evento em 2026 começou em 4 de março e continua sem conclusão. Segundo a Secretaria de Comunicação, a melhor proposta apresentada prevê outorga de R$ 1.352.000,00.

A SECOM informou ainda que o edital passou a exigir o depósito antecipado dos impostos municipais relacionados ao evento. O ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) está estimado em R$ 1.031.401,52, valor que deve ser depositado como garantia fiscal antes da assinatura do contrato. A medida busca assegurar o recolhimento correto dos tributos e evitar inadimplência das empresas responsáveis pela festa.

TRIBUNAL DE CONTAS E RECURSO

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recebeu denúncias sobre a licitação, mas autorizou a realização do Leilão Público. Já a empresa Agência Rodeio Ltda protocolou recurso administrativo na Prefeitura e pediu a inabilitação da MDPM Promoções Artísticas.

Com a indefinição sobre a empresa organizadora e prazos cada vez mais apertados para contratar artistas de renome nacional, montar a infraestrutura, selecionar e contratar pessoal, além de obter alvarás e cumprir outras exigências, a realização do evento nas datas anunciadas permanece incerta.

DATA DA FESTA DO PEÃO

A Prefeitura planeja realizar a 59ª Exposição Agropecuária e a 32ª Festa do Peão de Boiadeiro entre 24 de abril e 3 de maio de 2026, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).

Por meio de nota à reportagem do Em Pauta, a Secretaria de Administração confirmou que a licitação ainda não foi concluída e, portanto, o contrato com a empresa organizadora não foi assinado. Com relação ao recurso interposto pela empresa Agência Rodeio, a pasta informou que foi negado provimento à apelação.

📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter