“Festival Praga” acontece neste sábado na Acadêmicos da Vila

Neste sábado (14), acontece, em Bragança Paulista, mais uma edição do “Festival Praga”. O evento tem início às 14h e segue até meia-noite, na quadra da escola de samba Acadêmicos da Vila. A entrada é gratuita.
Aliás, nas edições anteriores, a festa, que agora foi transformada em festival, era realizada no Coletivo Edith Cultura. Com 10 horas de programação, o evento conta com DJ sets, performances e feira de expositores.
Neste ano, o nome escolhido como tema da 5ª edição foi “Praga Dada V” e visa transformar o espaço em uma pista de dança que celebra a diversidade dos corpos LGBTQIAPN+ e dos muitos gêneros da atual música eletrônica do Brasil, como o funk, house, pop e outros estilos que compõem este grande universo.
Com DJ sets do início ao fim, o lineup traz os DJs Majestade Babilônia, FUSO!, Martí, Nasty e Tupyá, garantindo uma boa variedade musical. Alguns dos sets serão acompanhados pelas performances de Mar Aniram com seus bambolês, Hera Veneno e DKunthh Odara trazendo danças da comunidade ballroom. Já Ângelo Aosol traz para o espaço do evento uma instalação que mistura arte e tecnologia.
Como de costume, desde as primeiras edições, o evento também conta com uma grande feira de expositores independentes e autênticos, oferecendo produtos diversos. Comidas, garimpos de brechós e artes visuais são apenas alguns dos itens que estarão presentes no evento. Uma novidade é a lojinha da feira.
A PRAGA
De acordo com os organizadores, a PRAGA começou como uma reunião de jovens amigos que, há alguns anos, atuam ativamente na cena cultural bragantina e enxergam o ato de festejar como uma celebração política. Portanto, a festa PRAGA sempre trouxe, em suas edições, o fortalecimento da cena dos DJs independentes e da liberdade de criação, sendo chamada também de “festa laboratório” pelos seus idealizadores. Atualmente, o grupo é formado por Ana Arantes, Bea Frerias, Gustavo Kenji, Isadora Teixeira, Pauli Martins e Vinicius Omar.
Portanto, o tema “Praga Dada V” faz uma brincadeira nonsense com o fato de, pela primeira vez em cinco edições, tratar-se de um evento gratuito. Daí vem o “dada”, no sentido de dar algo para alguém, mas também existe o termo popularmente usado para descrever alguém como muito “dado”, que significa solto e sociável. Já o “V” nada mais é do que o número cinco em romano.
Por fim, vale lembrar que o Projeto PRAGA – Festival Laboratório de Arte e Música Eletrônica é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky