Fies: inadimplentes podem renegociar dívidas a partir do dia 7
A Medida Provisória nº 1.090, definiu novas regras para a renegociação de dívidas do Financiamento Estudantil (Fies) de contratos firmados até 2017. Segundo o Governo Federal, mais de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes, o que representa 51,7% e R$ 9 bilhões em prestações não pagas.
São considerados inadimplentes aqueles que atrasaram o pagamento do financiamento em mais de 90 dias. De acordo com a MP, caso o atraso seja de até 360 dias, o devedor terá um desconto de 12% no saldo. Além disso, há isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.
Se a dívida estiver pendente há mais de 360 dias, o desconto pode chegar a 86,5%. Para estudantes inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92% e o valor poderá ser dividido em até 10 vezes.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Renegociação
Os agentes financeiros responsáveis pelo Fies, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, oferecerão diversos meios de renegociação. Porém, para que o nome seja retirado dos cadastros restritivos de crédito é preciso pagar a primeira parcela. O valor mínimo da prestação é de R$200. A operação poderá ser realizada integralmente nos canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros.
Caixa e Banco do Brasil
Estudantes com contrato feito pela Caixa Econômica Federal poderão renegociar dívidas de forma 100% digital. A consulta para verificar se há possibilidade de renegociação deve ser feita por meio do site da Caixa. Aqueles que desejarem pagar a primeira parcela ou quitar o valor, poderão gerar um boleto.
Para mais informações é possível acesse o site da Caixa na aba Fies ou ligar no 0800 726 0101.
No Banco do Brasil a dívida poderá ser renegociada por meio das agências do banco. Outra forma é por meio do aplicativo e para isso basta seguir as instruções, conforme informa o site do Governo Federal:
“Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas”.
Mais informações pelo App BB, no portal do Banco do Brasil , WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias