Fila da saúde: sobe para 14 moradores de Bragança aguardando vaga

Fila da saúde: sobe para 14 moradores de Bragança aguardando vaga

Nas últimas 24 horas, subiu de 11 para 14 o número de moradores de Bragança Paulista aguardando vagas de internação em leitos COVID-19 de UTI e de enfermaria SUS.

O número de pacientes aguardando na fila praticamente triplicou de segunda-feira para hoje, já que na segunda, 7,  havia 5 pacientes na fila de espera.

Neste período nenhum paciente foi transferido via CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde para outras unidades hospitalares fora de Bragança, já que o número de transferências desde o início do ano para fora do munícipio  permanece em 42.

Dos 14 moradores de Bragança Paulista aguardando na fila por vagas de UTI e enfermaria, 3 aguardam por leitos de UTI e 11 por leitos de enfermaria. Essa espera, infelizmente, pode ser fatal nos casos mais graves da doença.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

LEITOS LOTADOS

Março foi o pior mês da pandemia no município.

No dia 1º de março, quando a Prefeitura de Bragança Paulista anunciou o colapso no sistema de saúde em Live e o prefeito Jesus Chedid fechou escolas e comércios haviam 11 pacientes na fila de espera. Agora já são 14 aguardando por vagas.

Na época, a  secretária Marina de Fátima Oliveira ressaltou que a situação era gravíssima.

Assim como em março, vale lembrar que hoje Bragança Paulista, além de fila de espera tem 100% de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria.

Os 30 leitos regionais de enfermaria SUS do Hospital de Campanha da Santa Casa de Bragança Paulista estão lotados. O mesmo acontece com os 46 leitos de UTIs, disponibilizados no Hospital Universitário, Santa Casa de Socorro e Santa Casa de Bragança Paulista. De março até aqui não foram criados novos leitos de UTI.

Os 20 leitos de enfermaria da UPA Vila Davi que foram oficialmente anunciados no dia 1º março, mas que na época já estavam recebendo pacientes, hoje tem 80% de ocupação. Vale lembrar, no entanto, que esses leitos são usados para estabilização de pacientes, até que os mesmos consigam uma vaga via CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde em outras unidades hospitalares.

Nas últimas 24 horas, caiu de 88 para 82 o número de moradores da cidade internados. Dos 82 pacientes, 73 já tem confirmação de COVID-19. Além disso, 9 pacientes aguardam os resultados de exames.


BALANÇO DAS MORTES

O boletim de hoje não trouxe a confirmação de novos óbitos em decorrência da COVID-19.

Com isso, o município contabiliza até aqui 420 mortes confirmadas desde o início da pandemia. Dessas, 101 mortes aconteceram de março até dezembro de 2020. Janeiro deste ano registrou 25 mortes, fevereiro 33, março 132, abril 83, maio 41 e junho já tem 5 mortes confirmadas até aqui.

Além disso, junho em ainda mais 5 mortes em investigação.

OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 40.185 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 193 notificações de casos suspeitos
  • 73.361 testes realizados desde o início da pandemia
  • 108 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 19.493 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 17.256 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.
  • 1.744 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 119 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 73 pacientes positivos internados
  • 9 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 420 mortes confirmadas e 5 em investigação
  • 49.452 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 24.085 imunizadas com as duas doses.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *