Foi demitido? Encare o momento como positivo seguindo 5 dicas

Já são mais de 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).

O número causa alarde e esses indivíduos se sentem pressionados de maneira psicológica e financeira para voltar ao mercado de trabalho. Pensando, em você que está desempregado ou conhece algum desempegado, o Bragança Em Pauta separou as dicas de Daniel Olszewer do Coworking 1108, que listou 5 passos para o pós demissão

Segundo ele, poucos brasileiros sabem é que este período de pós demissão pode ser valioso e bem aproveitado desde que planejado.

Uma pesquisa recente da Universidade de East Anglia e do What Works Center for Wellbeing mostra que os sentimentos ruins associados a demissões é pior do que uma separação conjugal. Então, como tornar este momento encarado como negativo em positivo?

 CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Especialista em carreiras e criador do Coworking 1108, Daniel Olszewer, conversou com algumas pessoas que passaram por isso. Além dos depoimentos, Olszewer “mergulhou” em dados recentes sobre o período e lista cinco dicas de como o ser humano pode administrar melhor a sua rotina após esse desligamento empregatício.

1.Parece clichê, mas o pontapé pode te levar para frente

Temos uma sensação, com o desemprego, de tempo livre e tendemos a trocar o dia pela noite. É aí que reside o perigo. Estabeleça uma rotina desde a hora de despertar ao momento de adormecer. Pratique um exercício físico, leia mais e ouça música. São nestes momentos que o nosso cérebro está relaxado e surgem grandes ideias. Inclusive ideias para abrir um negócio, falar com conhecidos sobre a sua situação e até trocar de carreira.

2. Não crie expectativa

Esse passo é um dos mais difíceis de praticar por quem está procurando emprego, porém o mais necessário. Muitas empresas não dão feedback para o candidato quando estes não são aprovados nos processos seletivos. Por isso, a ansiedade acompanhada da expectativa toma conta de muitos. Para minimizar isso pratique Mindfulness. A prática não envolve dinheiro e é relativamente simples. Trata-se de concentrar os cinco sentidos no momento presente. Automaticamente o seu cérebro terá uma sensação de satisfação e elevará as suas conexões neurais. Isso ajuda muito nas entrevistas.

3. Aposte em um hobby/freela que você goste para ganhar um dinheiro extra

As formas de trabalho vêm mudando com o passar do anos. Estamos vivendo uma era em que as atividades se fundem com a personalidade e aptidão dos seres humanos. Com isso, muitas pessoas estão ganhando dinheiro com trabalhos pontuais. Descubra o seu dom além do trabalho formal. E caso não queria trabalhar em casa ou sozinho opte por um coworking. Como o Coworking 1108. Você pode descobrir que este seu trabalho temporário tem mais lucratividade que o registrado.

4. Vá ao psicólogo

Acredite: isso não envolve dinheiro. Há muitos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e universidades que disponibilizam atendimentos gratuitos. Basta se inscrever e ter assiduidade às consultas. De acordo com a pesquisa da Universidade de East Anglia, os indicadores de saúde mental e satisfação com a própria vida após uma separação só normaliza após 4 anos. Já no caso de demissão esses índices, mesmo após estes 4 anos, podem continuar caindo. É preciso compreender esses sentimentos como tristeza e frustração.

5. Supere o ex-emprego antes de engatar em um novo emprego formal

Eu sei que você pode ser pai/mãe de família, ter aluguel para pagar e contas chegando todo mês. Porém, reflita antes de começar em um novo emprego. Lembre-se que envolve um compromisso com outro alguém e que nem sempre é na primeira oportunidade que vai aparecer o trabalho ideal e que pague o que você precisa, mas não desanime. Organize-se, cheque quais serão as suas atividades, pesquise sobre a empresa, tente conversar com quem já trabalhou e trabalha na corporação. Dialogar e pesquisar: essas são as palavras da vez neste momento.

O Bragança Pauta, por exemplo, nasceu justamente do desemprego da nossa idealizadora, a jornalista Ana Oliveira e foi um projeto que deu certo.

“Hoje já conquistamos nosso espaço. Somos referência quando o assunto é notícia com agilidade e credibilidade.  Claro, que não foi fácil chegar até aqui. Foram noites sem dormir por causa de contas a pagar, foram horas e horas de aprendizado on line. Todos os sacrifícios valeram a pena. Valeu a pena arriscar e persistir. Hoje tenho mais qualidade de vida e trabalho muito mais feliz, porque faço o que amo”, comemora a jornalista lembrando que o Bragança Em Pauta, tem em sua página cerca de 300 mil acessos por mês e mais de 19 mil fãs no facebook.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *