Funcionária pública de Itatiba é presa por injúria racial no trabalho

Funcionária pública de Itatiba é presa por injúria racial no trabalho

Uma funcionária pública da Prefeitura de Itatiba, que fica a 32 km de Bragança Paulista, foi presa na quinta-feira (27) acusada de injúria racial. Ela chamou de macaca, uma funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviços de limpeza para a Prefeitura de Itatiba.

O crime aconteceu durante o horário de expediente e de acordo com o boletim de ocorrência, outros funcionários presenciaram o fato.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A vítima contou à polícia que fazia a limpeza de uma janela e que para isso, precisou retirar uma planta do local. Foi então que a funcionária, de 57 anos, teria a ofendido, chamando-a de “macaca e negrinha”.

A funcionária pública, que trabalha na Prefeitura de Itatiba há 30 anos, ainda teria dito que a vítima “fedia e ela não sabia porque a mesma estava no local”.

Testemunhas que prestaram depoimentos para a polícia afirmaram que esta não foi a primeira vez que ela usa termos racistas.

Diante dos fatos, a funcionária pública foi presa em flagrante por injúria racial. Todavia, durante a audiência de custódia realizada no Fórum de Jundiaí, ela acabou liberada para responder pelo crime em liberdade.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Itatiba divulgou um nota em suas redes sociais informando que “repudia qualquer ato de discriminação e preza pelo respeito a todas as pessoas em seu ambiente público”.

A administração municipal informou ainda que tomará internamente, de forma administrativa, todas as providências necessárias relativas à situação e acompanhará o caso junto às outras instâncias.

Injúria racial é crime, conforme o artigo 140, parágrafo terceiro do Código Penal e sua pena varia entre 1 e 3 anos de prisão e multa.

🚨Curta a página Polícia em Pauta no Facebook
📲Receba notícias de Bragança Paulista e região no WhatsApp ou no Telegram
📲 Siga o Jornal Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *