Funcionário da Prefeitura que caiu de escada na dispersão do Carnaval tem quadro estável

O quadro de saúde de Mauro Aparecido de Moraes Leme, de 60 anos, é estável segundo seus familiares.

Mauro é funcionário concursado da Prefeitura de Bragança Paulista, lotado na Secretária Municipal de Serviços e na noite de domingo, dia 26, trabalhava na dispersão da Passarela Chico Zamper, durante os desfiles das escolas de samba, quando caiu de uma escada.

Segundo o relatado por pessoas que viram o acidente, a queda teria ocorrido de cerca de 10 metros de altura. Mauro subiu em uma escada para retirar parte da alegoria de um dos carros da Dragão Imperial para que o mesmo pudesse passar por causa dos fios e acabou caindo.

Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) ao Hospital Universitário lá continua internado.

Familiares informaram que Mauro teve traumatismo craniano e fratura na coluna, mas que até as 19h30 seu quadro era estável.

Em nota a Prefeitura informou que “em todos os anos, a Prefeitura dispõe de dezenas de servidores na Passarela Chico Zamper que prestam diversos serviços na avenida para o andamento do evento, muitos são servidores experientes nesse evento”

“O ocorrido foi uma fatalidade”, classificou a administração municipal que disse estar prestando total  assistência ao funcionário e sua família.

Vale lembrar, entretanto, que apesar de em anos anteriores realmente existir funcionários trabalhando no local, a Prefeitura também contratava guinchos para efetuar a colocação e retirada dos destaques nos carros alegóricos, a fim justamente, de evitar tais acidentes.

Além disto, durante muito anos, a empresa de telefonia, inclusive chegava a ser notificada para retirar fios do local, por causa da passagem dos carros alegóricos.

No regulamento do Carnaval 2017, não consta altura máxima das alegorias, apenas largura. A Dragão Imperial teve problemas com o carro também no início no desfile, na concentração.

Antes do Carnaval a reportagem do Bragança Em Pauta, havia inclusive questionado se haveria contratação de guinchos e fomos informados que o serviço seria prestado com os funcionários e equipamentos da Prefeitura.

O acidente traz a tona, uma importante oportunidade para reflexão e discussão sobre este tipo de serviço prestado pela Prefeitura durante os festejos de momo, afinal, o serviço foi executado sem que o funcionário  estivesse utilizando qualquer equipamento de segurança. Abre também uma oportunidade, para se discutir se os servidores da Secretaria Municipal de Serviços e funcionários das mais diversas secretarias têm equipamentos de seguranças adequados para suas atividades diárias.