Funcionários de asilos e idosos devem ser testados em Bragança

Pelo menos sete idosos morreram e cerca de 40 pessoas, entre idosos e funcionários testaram positivos para COVID-19 na cidade de Piracicaba. A preocupação com asilos e casas de repousos acontecem no mundo todo, onde cenas como estas se repetem. Questionada sobre o assunto, a secretária de Saúde de Bragança Paulista, Marina de Fátima Oliveira, disse que testará os funcionários dos asilos do Jardim Público e Vila São Vicente, na Vila Bianchi, assim como os idosos.

“Nós vamos chegar nos asilos também. Eles são nossos parceiros e têm convênio com a Assistência Social. Provemos os asilos de álcool gel, máscaras e vamos testar sim, tanto as pessoas que trabalham nos asilos como as pessoas que estão em situação de asilamento”, disse.

A data para esta testagem, não foi divulgada ainda.

Vale lembrar, aliás, que os idosos são mais vulneráveis ao COVID-19 e fazem parte do grupo de risco. Apesar das visitas nos asilos já terem sido proibidas em diversas instituições, mundo a fora, é importante lembrar que os funcionários estão expostos ao perigo da contaminação, no seu dia a dia.

Testes rápidos

Para fazer estas testagens, o município deve usar os chamados testes rápidos. Já que os outros são recomendados pelo Ministério da Saúde para pacientes internados em hospitais.

A Prefeitura de Bragança Paulista comprou cerca de 11 mil testes e Marina de Fátima Oliveira disse que a prioridades são os servidores municipais.

“Primeiro vamos testar os profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde. São 1500 profissionais. Já testamos 600, onde nós detectamos com anticorpos, seis profissionais de saúde. Nós estamos fazendo os testes diretamente no local de trabalho de cada um”, disse Marina durante seu pronunciamento.

Ela disse ainda que serão testados também, os funcionários das secretarias de Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria de Serviços e Guarda Municipal.

“Assim que tivermos mais testes vamos fornecer testes também para os hospitais conveniados que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Marina disse ainda que irá testar pessoas que tiverem sintomas gripais e passarem por unidades de saúde, bem como todos os idosos e doentes crônicos. “Nós vamos seguir um cronograma, para que a gente possa ir testando dentro das nossas unidades o que for possível”.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/BEtf6hqh9CW4JeRGa16MO3

[uam_ad id=”37841″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *