Fundo Social de Bragança arrecada doações para o Litoral Norte

Fundo Social de Bragança arrecada doações para o Litoral Norte

O Fundo Social de Solidariedade de Bragança Paulista iniciou nesta segunda-feira (20) uma campanha para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no Litoral Norte de São Paulo, sobretudo São Sebastião.

O Governo do Estado e a Defesa Civil Nacional decretaram estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia. Até o boletim das 13h de hoje, 36 óbitos haviam sido registrados.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Fotos: Governo SP

Com isto, o Fundo Social de Solidariedade de Bragança Paulista está arrecadando colchões, mantas, água, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza para serem enviados à região.

O ponto de coleta é a sede do Fundo Social, na Rua Dr. Freitas, 835, Matadouro. De acordo com a Prefeitura, o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

LULA E TARCÍSIO ESTÃO NA REGIÃO

Nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Estado Tarcísio de Freitas anunciaram medidas conjuntas para o apoio às vítimas das chuvas.

De acordo com a Agência Brasil, o presidente Lula garantiu a reconstrução de casas atingidas pelos temporais, desde que em áreas consideradas seguras e aptas para moradias.

O presidente lembrou que há municípios brasileiros que registraram tragédias semelhantes há cinco, seis ou sete anos e que, ainda assim, o problema habitacional das famílias afetadas não foi resolvido. Lula pediu ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, auxílio para mapear as localidades em que a Defesa Civil atesta segurança para a construção de casas.

Já Tarcísio afirmou que o Estado de São Paulo vai reconstruir as áreas destruídas pelas fortes chuvas no litoral norte e sair fortalecido após a tragédia que atingiu a região. O governador anunciou também a transferência temporária do seu gabinete para o município de São Sebastião. O objetivo é dar mais celeridade às ações assistências às cidades castigadas.

AÇÕES DE RESGATE

O Comando de Aviação da Polícia Militar e o Exército Brasileiro ampliaram o número de aeronaves destacadas aos trabalhos de resgate, salvamento e identificação das vítimas. Atualmente, 14 helicópteros estão à disposição para o transporte das tropas aos locais de difícil acesso, bem como a remoção de vítimas e corpos.

As atividades de busca, atendimento e remoção das vítimas segue de forma ininterrupta desde a madrugada de domingo (19). Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, realizam os trabalhos.

A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados. Equipes da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Técnico Científica trabalham na identificação das vítimas e na elaboração dos trabalhos de Polícia Judiciária.

ATENDIMENTO MÉDICO

A Secretaria de Estado da Saúde informa que 13 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas são atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, cinco estão em estado grave e 11 estáveis e dois receberam alta. Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no Litoral Norte estão em alerta para receber os possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital também estão aptas a receber os feridos.

Além de reforçar o atendimento, a pasta encaminhou um conjunto de insumos ao atendimento às vítimas desse desastre. Foram encaminhadas, 36 ampolas de soro antiofídico para cobras, 5 mil frascos de hipoclorito de sódio, 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *