Furtos no PDM: Polícia Civil orienta população
A Polícia Civil de Bragança Paulista orienta a população de toda a região com relação ao registro de ocorrências, principalmente furtos de celular, na 57ª Expoagro e 30ª Festa do Peão que teve início no último final de semana.
A orientação da Delegacia Seccional é que as pessoas formalizem os furtos que foram vítimas através da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Após os registros, serão instaurados inquéritos na Central de Polícia Judiciária (CPJ).
O delegado Seccional Sandro Montanari informou à reportagem que as ocorrências do primeiro final de semana ainda estão sendo contabilizadas. Na madrugada de domingo (28), quatro pessoas foram presas em flagrante furtando celulares no recinto do Posto de Monta.
De acordo com o boletim de ocorrência, seguranças particulares abordaram quatros suspeitos de 36, 38, 43 e 47 anos anos, com quem foram localizados 8 celulares, diversos cartões bancários e porções de cocaína. Eles não souberam informar a procedência dos celulares e cartões encontrados e apresentaram versões desencontradas. Enquanto a ocorrência era registrada no Plantão Central da Polícia Civil, ao menos duas das vítimas dos furtos chegaram ao local e reconheceram os aparelhos apreendidos.
Assim, os quatro foram autuados em flagrante por furto qualificado. Os demais aparelhos e objetos foram apreendidos.
O Em Pauta questionou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura sobre o número de celular furtados e roubados e veículos furtados, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
FLAGRANTE DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Na mesma madrugada, na área externa do Posto de Monta uma mulher relatou a guardas civis municipais que tinha sido agredida pelo ex-companheiro na festa e que tinha medidas protetivas contra ele. Ela relatou que ele se aproximou e desferiu três socos em sua cabeça, sendo a agressão testemunhada por sua amiga.
Ele foi detido por um segurança particular e no Plantão Central da Polícia Civil foi autuado em flagrante por descumprimento de medida protetiva de urgência e vias de fato – violência doméstica.
DIREÇÃO PERIGOSA
Na tarde também de domingo, a GCM flagrou na entrada do Posto de Monta, um motociclista “tirando giro” e desrespeitando a faixa de pedestres, fazendo com que os pedestres tivessem que desviar para não serem atropelados. Naquele momento pais com crianças saíam do evento.
Ao perceber a presença da viatura, o motociclista empreendeu fuga em altíssima velocidade. Um dos guardas embarcou na motocicleta e saiu no encalço do motociclista, que passou em sinal vermelho e trafegou pela contramão, colocando em risco a vida de populares. O motociclista entrou na contramão na Travessa Itália e depois na Rua São Paulo, tentando entrar na garagem de sua casa, mas ao perceber a presença do guarda, desistiu e passou a andar em cima da calçada, entre o muro da casa e um veículo que estava estacionado na via pública.
O guarda civil colocou a motocicleta na frente para impedir que ele continuasse a fuga, mas ele acelerou ainda mais e foi na direção do guarda, o que fez com que os dois caíssem ao chão. Familiares e amigos do motociclista saíram à rua e passaram a dificultar a abordagem, inclusive um deles deu um soco em um dos guardas.
Com a chegada de apoio, o jovem de 20 anos foi detido, bem como seu amigo de 18 que agrediu o GCM. Os dois foram apresentados no Plantão Central da Polícia Civil, onde o primeiro foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público, participar de corrida em via pública e resistência e apresentado em audiência de custódia. O outro acabou liberado.
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter