Garoto de Bragança Paulista se destaca no BMX

Garoto de Bragança Paulista se destaca no BMX

O garoto de Bragança Paulista Otávio Augusto de Souza Cardoso ainda não completou cinco anos mas já tem uma pequena trajetória no esporte. Aos dois anos ele ganhou sua primeira pré-bike, uma bicicleta sem pedal, e não parou mais de treinar BMX.

Mesmo com a pouca idade, ele começou a participar de corridas, competindo na modalidade de pré-bike para crianças de até 6 anos. Na primeira em que competiu, ficou em 7° lugar.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Já no Campeonato Paulista conseguiu apresentar evolução e ficou em 2° lugar. Ele participa de competições em cidades do estado de São Paulo, como Paulínia e Americana.

Segundo o pai, Caique, desde que Otávio ganhou sua pré-bike, ele já vem se destacando nas competições que participa. O estímulo ao esporte vem antes mesmo de o garoto nascer. De acordo com a mãe, Brenda, ainda durante a gravidez Caique, que tem afinidade com o esporte, colocava vídeos de competições para Otávio ouvir.

Estímulo que continuou depois do nascimento: segundo os pais, o garoto sempre que pode quer assistir vídeo de corridas pelo notebook. “Ele gosta muito de andar de bike, ele chama a gente para andar na rua, mas o negócio dele é mesmo treinar, Quando tem corrida ele acorda cedo e já me chama para irmos correr”, conta Caique.

“Quando ele ganhou essa bike, eu fiquei com o coração na boca. Mas quando vi que ele pegava jeito, o orgulho foi maior que o medo. Ele ama treinar”, diz Brenda.

ESCOLHA DA CRIANÇA

Otávio foi estimulado desde cedo à prática de BMX e pelo o que os pais contam, ele gosta do esporte. É algo incentivado, não imposto. Mas, mesmo com todo estímulo, ele poderia não ter aptidão para esse, mas para outro esporte ou atividade, como algo voltado às artes, como dança ou música, por exemplo. Para os pais, Caíque e Brenda, o desejo é de que o garoto se profissionalize no esporte.

Para a psicóloga e neuropsicóloga Rafaela Cintra, que falou com o Jornal Em Pauta, para casos como este é necessário que o estímulo vindo dos pais para as práticas seja na mesma proporção à atenção que se deve ter em relação à vontade da criança.

“O incentivo por parte dos pais em relação a prática de atividade física para com os filhos pode ser crucial para que as crianças criem hábitos saudáveis. É de grande importância que os pais respeitem as escolhas dos filhos com relação à prática esportiva, dando liberdade de escolha para a criança”, diz.

“Faz-se necessário por parte dos pais, lidarem com as frustrações mediante as expectativas depositadas no filho, ganhar e perder em uma competição faz parte do processo. É válido valorizar e incentivar os acertos das crianças, jamais apontar só os erros que cometem durante o esporte para que não se sintam desestimulados. O estímulo por parte dos pais é de grande importância, assim como respeitar o desejo da criança”, explica.

📰  Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *