Golpe novo em Bragança: vítimas contam como tiveram contas do Instagram hackeadas

Golpe novo em Bragança: vítimas contam como tiveram contas do Instagram hackeadas

O golpe mais aplicado pela internet no momento, vem, desde o final do ano passado, preocupando bragantinos. A fórmula é sempre a mesma: se passando por empresas ou conhecidos, os golpistas enviam um link para as vítimas que, ao clicarem, perdem o acesso às redes sociais. Fingindo ser o verdadeiro dono da conta, os criminosos passam a negociar falsas promoções e geram prejuízo financeiro a muitos seguidores.

Foi exatamente o que aconteceu com a esteticista Mônica, dona de uma clínica na cidade. Segundo ela, os problemas começaram na última semana de dezembro, após realizar uma inscrição num site de vendas de equipamentos de estética. A empresa, que havia sido hackeada durante o recesso de Ano Novo, logo entrou em contato pelo Instagram oferecendo uma promoção. Enviaram então um link por SMS e pediram para que ela copiasse e o reenviasse.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

ESTETICISTA CAIU EM GOLPE

“Daqui a pouquinho chegou o link, eu copiei e enviei de volta pra eles. Na verdade era pra trocar a senha do Instagram, né? Não imaginei, porque é uma empresa séria. Daí passou um tempo e eles não me responderam mais, então eu tentei entrar no Instagram da clínica e não consegui. Foi praticamente no mesmo minuto. Nos meus stories tinha vários objetos à venda: fogão, tinha secadora, tinha PlayStation, daí que eu descobri que a minha conta tava sendo hackeada”.

Mônica chegou a conversar com o golpista que, além de ameaçá-la, ainda pediu dinheiro para devolver a conta e para ensinar a como se proteger desse tipo de transtorno. Dos cerca de 5 mil seguidores, pelo menos três pessoas chegaram a pagar pelos falsos produtos e tiveram prejuízo financeiro.

GOLPE EM PROJETO SOCIAL

Situação parecida viveu a Sonia, fundadora de um projeto social em Bragança. No dia 26 de dezembro, após não conseguir acessar a conta do projeto, pediu a ajuda da filha. Foi a jovem quem constatou o golpe. Sonia acredita que tenha clicado em algum link e dado acesso aos bandidos, mas não se recorda do momento em que isso poderia ter acontecido. Ela também tentou conversar com os golpistas, mas foi bloqueada por eles.

“Eu dependo do Instagram pra doações, né? E muita gente que me ajudava eu perdi contato. Fiquei inconformada, porque dá trabalho pra montar um Instagram, ainda mais de projeto social e estava lindo! O que mais me chocou foi o Instagram não fazer nada. Eu mandei um e-mail, fiz um ‘fuá’ e eles falam que não tem como, entendeu? A única coisa que eu queria era que tirassem a conta do ar”. Após desistir, Sonia criou uma nova conta e busca ajuda dos conhecidos para recuperar os quase 3 mil seguidores.

Além do transtorno de ter perdido a principal fonte de arrecadação de alimentos, ela ainda precisou lidar com as acusações de uma das vítimas que foi até sua casa em pleno dia 31 de dezembro. A mulher pagou R$900 por uma TV e queria o estorno do valor.

TRANSTORNOS TAMBÉM PARA OS AMIGOS

Outra pessoa que teve a vida bagunçada por golpistas foi o Júlio, que acabou caindo no golpe por acidente.

“Uma amiga me mandou um SMS e sem querer eu cliquei nele. Eu sabia que era golpe, foi acidente total. Quando fui fechar, eu apertei em cima do link da mensagem”, comenta inconformado.

Ele, que já tinha conhecimento sobre esse tipo de golpe, teve certeza de que não conseguiria mais acessar o Instagram através de sua conta. Se passando pelo Júlio, os criminosos causaram prejuízo a muitas pessoas que foram atraídas pelos valores baixos dos falsos produtos. “As pessoas faziam o PIX e ele bloqueava elas logo na sequência”, comenta.

Diferente de Mônica e Sonia, Júlio conseguiu, após duas semanas, recuperar a conta. Para isso, ele entrou em contato com a própria rede social que resolveu o problema. Durante a espera, no entanto, os bandidos aplicaram inúmeros golpes. “Muita gente foi lesada e isso aí já gerou muito mal estar pra mim e pros meus amigos”, desabafa.

COMO PROTEGER SEU INSTAGRAM DE CRIMINOSOS?  

Gustavo J. Martins, especialista em Tecnologia da Informação, explica que a regra básica para não cair em golpes nas redes sociais é desconfiar de tudo: não clicar em links suspeitos, sejam eles pelo WhatsApp, SMS ou até mesmo por e-mail. Também é contraindicado repassar esses links, mesmo que as propostas sejam tentadoras, como supostos prêmios ou promoções.

No Instagram, principal alvo desses criminosos, o ideal é que o usuário ative a autenticação de dois fatores, um mecanismo de segurança que reduz as chances de um acesso não autorizado. Para isso, acesse o Instagram, entre nas configurações e selecione “segurança”. Depois clique em “autenticação de dois fatores” e escolha um método para o recebimento do código. Digite o código enviado e ative a autenticação. Depois, o próprio Instagram fornecerá uma lista de códigos reserva. É importante ler com atenção todos os passos e salvar esses códigos. Esse processo também é possível com o auxílio de aplicativos, como por exemplo o Google Authenticator.

Outras dicas importantes dadas pelo especialista, são: a verificação constante das atividades de login (acesse as configurações, clique em “segurança” e depois em “atividades de login”) e não colocar um e-mail conhecido na conta. Caso o usuário queira adicionar um telefone na “bio”, este número não pode ser o mesmo que está vinculado à conta do Instagram. Por fim, em caso de dúvidas sobre produtos à venda, ligue para a pessoa e confirme a veracidade das ofertas.

“É importante olhar o comportamento da conta. Geralmente quando a pessoa começa a pedir valores através de PIX ou então começa oferecer itens pra venda com valores bem abaixo do mercado, é um grande indício que a conta foi comprometida”, explica Gustavo.

PASSOS PARA RECUPERAR A SUA CONTA: 

Se ainda assim os criminosos conseguirem sequestrar sua conta, siga os passos abaixo:

  • Crie ou tenha uma outra conta de e-mail diferente da cadastrada no Instagram;
  • Acesse o aplicativo e saia de todas as contas logadas no aparelho;
  • Coloque o nome do usuário da conta invadida (caso o criminoso tenha alterado, coloque exatamente como está no momento) e clique em “Esqueceu a senha”;
  • Coloque novamente o nome do usuário e marque: “Preciso de/Obter mais ajuda”;
  • Na próxima tela aparecerá o e-mail da vítima e o final do telefone;
  • Após isso, selecione o telefone e digite o código;
  • Se o criminoso colocou o segundo fator de autenticação clique em “Tentar de outra forma”;
  • Selecione “Obter suporte”;
  • Marque “Minha conta foi invadida”.

“Se você tem alguma foto no perfil, marque a primeira opção e coloque a conta de e-mail nova. Após isso, ele irá pedir pra criar um vídeo com instruções da própria plataforma para comprovar se é o usuário mesmo. Assim que terminar a criação do vídeo, chegará a mensagem de que foi criado com sucesso e, geralmente em até 2 dias, é enviado um e-mail para refazer a senha e restabelecer acesso a conta. Caso não tenha nenhuma foto, marque a segunda opção e siga as instruções. Lembre-se de colocar o novo e-mail sempre que solicitado”, informa Gustavo.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Um comentário em “Golpe novo em Bragança: vítimas contam como tiveram contas do Instagram hackeadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *